Centro-Oeste
Pesquisa do SSP-DF avalia segurança pública entre moradores do DF

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) iniciará na próxima segunda-feira (7/7) uma pesquisa ampla sobre a segurança pública em todo o Distrito Federal.
O estudo ocorrerá até o final deste ano, abrangendo 19.537 entrevistas domiciliares presenciais distribuídas pelas 35 regiões administrativas do DF, abrangendo integralmente a zona urbana. Esta é a quinta vez que essa pesquisa é realizada, sendo a última em 2018.
O principal objetivo é ampliar e aprimorar o sistema de informações sobre segurança, fornecendo uma visão mais completa da situação enfrentada pela população local.
Além dos dados oficiais de registros criminais, a pesquisa pretende identificar crimes não denunciados, a sensação de segurança da população, a confiança nas instituições e o grau de satisfação com os serviços prestados pelas forças de segurança.
Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública, explicou: “Queremos entender não só os números, mas também a percepção das pessoas sobre segurança.” Ele ainda ressaltou que “cada cidadão entrevistado ajudará a melhorar as políticas públicas e estratégias voltadas à proteção da vida.”
Os trabalhos serão conduzidos por empresa especializada, e todos os entrevistadores estarão devidamente identificados com crachá contendo QR Code para verificação e telefone oficial para confirmação junto à SSP-DF, conforme detalha o subsecretário de Gestão da Informação, George Couto. Todas as entrevistas serão gravadas em áudio para garantir a confiabilidade e a integridade das informações coletadas.
As visitas ocorrerão diariamente, das 7h às 22h, inclusive aos fins de semana e feriados, para assegurar maior comodidade e alcance à população. Em cada residência, somente uma pessoa com 16 anos ou mais será entrevistada.
A pesquisa utiliza amostragem estratificada por domicílio, garantindo representatividade por sexo, idade e região, o que permitirá criar uma série histórica contínua e comparável de dados sobre a vitimização e percepção da segurança pública no Distrito Federal.
Além de orientar o planejamento das ações em segurança, os resultados fortalecerão a avaliação das políticas públicas e o diálogo com a sociedade civil.
Sandro Avelar finaliza afirmando que “participar deste levantamento é contribuir para uma segurança pública mais eficiente, dinâmica e adequada às reais necessidades da população.”
Dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login