Centro-Oeste
Por que o Zoológico de Brasília ainda não tem data para reabrir
O Zoológico de Brasília está fechado há pouco mais de um mês devido a casos de gripe aviária identificados no local. Entre o final de maio e início de julho, foram registrados dois casos da doença em aves presentes no zoológico, o que motivou a suspensão das atividades no espaço.
Embora não tenham surgido novos episódios, a administração do zoológico não estabeleceu uma data para retomar as visitas, aguardando liberação da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, responsável pela autorização.
Segundo a Secretaria, o elevado número de aves migratórias que ainda circulam pela região requer cuidados especiais. “Neste período, ainda há aves migratórias em Brasília, o que demanda uma vigilância intensificada por nossa equipe técnica”, explicou a pasta em comunicado oficial.
Felizmente, não foram detectados casos adicionais até o momento e o monitoramento rigoroso continua, garantindo a segurança dos animais, visitantes e funcionários quando a reabertura ocorrer”, complementa a secretaria.
Sobre a gripe aviária
A influenza aviária é uma enfermidade viral altamente contagiosa que acomete principalmente aves silvestres e domésticas, podendo, em raros casos, afetar humanos. Os sintomas mais comuns incluem dificuldade para respirar, secreções nasais ou oculares, espirros, problemas de coordenação motora, torcicolo, diarreia e elevado índice de mortalidade.
Qualquer sinal sugestivo da doença, como sintomas respiratórios ou neurológicos, ou aumento súbito e elevado da mortalidade entre aves, deve ser informado imediatamente à Secretaria da Agricultura, por meio da Inspetoria de Defesa Agropecuária.
Casos registrados no zoológico
O fechamento do zoológico ocorreu após a morte de duas aves — um irerê e um pombo — em 28 de maio. Esses animais não faziam parte da coleção do zoológico, mas as amostras coletadas confirmaram a presença da cepa H5N1 no irerê.
Inicialmente, a interdição foi válida até 13 de junho, mas foi prorrogada quando um emu, ave de origem australiana pertencente ao zoológico, apresentou sintomas compatíveis com a gripe aviária e precisou ser sacrificado para análise. Posteriormente, a confirmação laboratorial da doença nesse animal foi divulgada no dia 16 de junho.
Desde então, o zoológico permanece fechado, aguardando condições seguras para reabrir e garantir a saúde de todos os envolvidos.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login