Economia
Queda na produção industrial em maio é liderada por veículos e derivados de petróleo

A produção industrial brasileira caiu 0,5% em maio em comparação com abril, principalmente devido à redução na fabricação de veículos e derivados do petróleo. Dos 25 setores analisados, 13 apresentaram queda durante o período, conforme dados divulgados pela Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As maiores influências negativas vieram dos setores de veículos automotores, reboques e carrocerias (-3,9%) e de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,8%). Outras quedas relevantes ocorreram nas indústrias de produtos alimentícios (-0,8%), produtos de metal (-2,0%), bebidas (-1,8%), confecção de roupas e acessórios (-1,7%) e móveis (-2,6%).
Por outro lado, entre os 11 setores que registraram crescimento, o destaque positivo foi o setor de indústrias extrativas, que cresceu 0,8%, acumulando um aumento de 9,4% nos últimos quatro meses consecutivos. Outros crescimentos significativos em maio ocorreram nos setores de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (3,0%), produtos de borracha e material plástico (1,6%), artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (3,2%) e produtos químicos (0,6%).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login