Conecte Conosco

Destaque

Lula visita Cristina Kirchner em prisão domiciliar em Buenos Aires

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem compromisso amanhã (3) para visitar a ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que atualmente cumpre prisão domiciliar em Buenos Aires. Lula chegou à capital argentina nesta quarta-feira (2) para participar da Cúpula do Mercosul, presidida pelo atual chefe de Estado argentino, Javier Milei.

No dia 10 de junho, a Suprema Corte argentina confirmou a condenação da ex-presidente a seis anos de prisão por corrupção, além de proibir que ela exerça cargos públicos para o resto da vida. Ainda na ocasião, Lula telefonou para Cristina Kirchner para expressar apoio, destacando sua firmeza para enfrentar esse período difícil.

Cristina Kirchner nega as acusações e afirma ser alvo de perseguição política. Recentemente, ela revelou a intenção de disputar uma vaga no Congresso nas eleições legislativas de setembro, em uma região importante da província de Buenos Aires conhecida pelo apoio ao peronismo, movimento político de centro-esquerda da Argentina.

Aos 72 anos, Cristina já presidiu a Argentina por dois mandatos consecutivos entre 2007 e 2015 e foi vice-presidente de 2019 a 2023. Ela foi sentenciada no caso chamado Vialidad, acusado de beneficiar o empresário Lázaro Báez com contratos de obras públicas na Patagônia. Por ter mais de 70 anos, cumpre a pena em prisão domiciliar.

Esta será a primeira vez que Lula visita a Argentina desde a posse do presidente Javier Milei, ocorrida em dezembro de 2023. Durante a cúpula do Mercosul, o brasileiro assumirá a liderança do bloco para os próximos seis meses.

A visita do presidente brasileiro à ex-presidente argentina foi autorizada pela Justiça local. O juiz responsável orientou que se respeite a tranquilidade do bairro e a convivência pacífica dos moradores, evitando qualquer comportamento que possa causar perturbações.

Em um episódio semelhante, em julho de 2019, quando Alberto Fernández era candidato à presidência da Argentina, ele esteve em Curitiba para visitar Lula enquanto este cumpria prisão. Alberto Fernández governou a Argentina entre dezembro de 2019 e dezembro de 2023, tendo Cristina Kirchner como vice-presidente.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados