Mundo
Irã critica papel da UE em negociações do acordo nuclear

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, fez duras críticas à União Europeia (UE) nesta quarta-feira, 2. Ele declarou que a participação da UE nas conversações sobre o acordo nuclear é sem importância e não faz sentido.
Em uma mensagem publicada no X, o ministro rejeitou a possibilidade de que as negociações resultem no encerramento do programa nuclear do Irã.
Abbas Araghchi respondeu às declarações da chefe da diplomacia da UE, Kaja Kallas, que sugeriu o fim do programa nuclear iraniano. Araghchi ressaltou que tal ideia ignora os termos do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), que garante o direito de todos os países signatários de desenvolver e usar tecnologia nuclear para fins pacíficos.
Ele também afirmou que as resoluções da ONU e o Plano Abrangente de Ação Conjunta (JCPOA) perderam validade, o que torna inválido o chamado mecanismo de retorno rápido (snapback).
Por sua vez, a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce, classificou como inaceitável a decisão do Irã de suspender a colaboração com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Ela afirmou que o Irã tem uma oportunidade para mudar seu rumo e adotar um caminho de paz e prosperidade, ressaltando que o país deve cooperar plenamente e sem atrasos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login