Notícias Recentes
Grupo no Discord articulava ataques a moradores de rua

A Polícia Civil de São Paulo realizou na última quinta-feira (3/7) a segunda etapa da Operação Nix, que investiga organizações responsáveis por agressões contra moradores de rua e animais abandonados, organizadas por meio de plataformas digitais.
A apuração teve início em novembro do ano anterior, com a criação do Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad), especializado em investigar crimes em ambientes online.
A operação contou com o apoio das polícias civis dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Pará, Pernambuco e do Distrito Federal. No total, foram executados 22 mandados de busca e apreensão, além de nove ordens de internação para adolescentes.
Entre os suspeitos, destaca-se um menor residente na França, apontado como um dos principais financiadores das agressões, utilizando sua condição financeira para custear ações criminosas organizadas em grupos fechados na plataforma Discord.
A investigação, que dura cerca de oito meses, terá novas fases. Conforme explicado pelos agentes do Noad, chamados de “observadores digitais”, o grupo constantemente se fragmenta em subgrupos — conhecidos como “panelas” — dentro da rede social, exigindo monitoramento constante por parte das autoridades.
Para a delegada e coordenadora do núcleo, Lisandréa Salvariego, “a Operação Nix confirma a importância de investigações permanentes devido à natureza transnacional dos crimes, envolvendo autores e vítimas em diferentes países.”
“São atos extremamente cruéis que, muitas vezes, os pais desconhecem se seu filho é quem idealiza essas violências, manipulando outros para realizar os ataques, ou se ele próprio é uma das vítimas”, acrescentou a delegada.
Primeira fase da Operação Nix
Nomeada “Nix”, em referência à mãe da deusa Nêmesis na mitologia grega e também ao codinome usado em redes sociais por um dos membros desses grupos virtuais criminosos, a primeira fase cumpriu dez mandados de busca e duas prisões temporárias autorizadas pela Justiça. Além de São Paulo, as ações ocorreram em Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e no Distrito Federal.
A reportagem entrou em contato com o Discord para obter um posicionamento sobre a operação da Polícia Civil e aguarda uma resposta.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login