Conecte Conosco

Mundo

Oficial da Marinha russa morre em combate na fronteira com a Ucrânia

Publicado

em

Um subcomandante da Marinha russa faleceu durante ações militares na região de Kursk, que faz divisa com a Ucrânia, conforme comunicado do Exército da Rússia divulgado nesta quinta-feira (3).

“No dia 2 de julho de 2025, em meio a confrontos numa área da fronteira da região de Kursk, o general Mikhail Gudkov foi morto”, informou o Ministério da Defesa da Rússia, segundo a agência estatal russa Ria Novosti.

Ele é um dos oficiais com patente mais elevada a ser morto desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em fevereiro de 2022.

Gudkov, de 42 anos, servia na Marinha desde o ano 2000 e comandava a 155ª Brigada da Frota do Pacífico, localizada no Extremo Oriente.

Em 2023, ele foi agraciado com a medalha “Herói da Federação Russa”, a mais alta honraria do país, entregue pelo presidente Vladimir Putin.

Em agosto de 2024, as tropas ucranianas iniciaram uma ofensiva inesperada na região russa de Kursk, conseguindo ocupar grande parte dessa área. Apesar de a Rússia ter anunciado em abril que recuperou essas regiões, os combates continuam na linha de fronteira e nos arredores.

Dentro desse cenário, o Exército russo divulgou nesta quinta-feira a tomada da vila de Milove, em Kharkiv, no nordeste ucraniano, o que representa a abertura de uma nova frente na fronteira entre os dois países.

Até o momento, as forças da Ucrânia não se manifestaram sobre o ocorrido.

Moscou mantém avanços constantes na linha de frente há mais de um ano, utilizando sua superioridade numérica e logística contra as tropas ucranianas, que estão sobrecarregadas e em menor quantidade.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados