Economia
Selic a 15% é inaceitável, afirma Carlos Fávaro

Ao comentar os resultados do Plano Safra 2025/2026, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou nesta quinta-feira (3) que a taxa Selic de 15% é inaceitável. Segundo ele, esse é um momento muito desafiador para implementar um Plano Safra dessa magnitude.
Carlos Fávaro afirmou: “Embora eu não seja economista, como cidadão e empresário, considero inadmissível manter a Selic em 15%. A inflação está controlada, o Brasil cresce pelo terceiro ano consecutivo em torno de 3% ao ano, a renda das pessoas está aumentando, o desemprego diminui e a balança comercial registra excedentes históricos.”
Ele questionou a justificativa para a taxa tão alta, ressaltando respeito ao presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e sua equipe. Destacou que o juro elevado dificulta a organização dos recursos para o Plano Safra.
Durante entrevista para rádios no programa Bom Dia, Ministro, Carlos Fávaro destacou que a Selic em 15% desestimula opções como a poupança rural, que oferece remuneração de 6% ao ano. Essa situação faz com que os investidores saiam dessas aplicações e transforme o Brasil em um país de rentistas.
Ele ressaltou que a falta de recursos, os juros altos e o orçamento enxuto dificultam a oferta de crédito. Por isso, considerou importante o esforço para viabilizar o Plano Safra.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login