Economia
Empresa atingida por ataque cibernético que desviou quase 1 bilhão retoma operações

C&M Software, alvo de um ataque cibernético nesta semana, anunciou na quinta-feira (3) que recebeu autorização do Banco Central para reiniciar seus serviços. As operações do Pix serão retomadas sob um “regime de produção controlada”, conforme comunicado da empresa.
A companhia conecta algumas instituições financeiras (IFs) ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que inclui o Pix. O acesso das IFs às infraestruturas operadas pela C&M foi suspenso na noite de terça-feira, 1º, devido ao ataque cibernético que desviou ao menos R$ 800 milhões – um dos maiores já registrados no sistema financeiro do país.
Em nota, a CMSW declarou: “Após colaboração conjunta com o Banco Central do Brasil, obtivemos permissão para restaurar as operações do Pix, sob regime de produção controlada. A empresa foi vítima de ação criminosa que envolveu o uso indevido de credenciais de clientes em tentativas de acesso fraudulento.”
A Polícia Federal, Polícia Civil de São Paulo e o Banco Central estão investigando o caso. A investigação tende a se concentrar nas autoridades policiais, devido ao desvio de recursos privados. O ataque comprometeu contas-reserva de oito IFs, mas não prejudicou sistemas ou recursos sob responsabilidade do Banco Central.
Até a noite de quarta-feira, 2, especialistas que acompanham o caso consideravam prematuro definir o episódio como um ataque hacker, uma vez que as investigações ainda estão em progresso e outras hipóteses, como falhas na segurança da C&M, não podem ser descartadas. A empresa afirmou que “continua colaborando ativamente” com o Banco Central e a Polícia Civil de São Paulo.
“Todas as medidas previstas em nossos protocolos de segurança foram prontamente implementadas, incluindo o reforço dos controles internos, auditorias independentes e comunicação direta com os clientes impactados”, completa a nota.
Retomada Parcial
O Banco Central confirmou, em comunicado, a retomada parcial das operações da C&M Software. A suspensão total cautelar foi substituída por uma suspensão parcial, após a implantação de ações para reduzir a possibilidade de novos incidentes.
Conforme a autarquia, as operações da C&M poderão ocorrer em dias úteis, das 6h30 às 18h30, desde que haja aprovação expressa da instituição participante do Pix e o fortalecimento do monitoramento de fraudes, bem como dos limites de transações.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login