Economia
Brics Brasil: comunicado da cúpula pode sair domingo após primeira reunião

O anúncio oficial da cúpula dos líderes do Brics está previsto para ser publicado já neste domingo (6), logo após a realização da primeira reunião dos chefes de estado dos países membros do grupo, conforme apurado pelo Broadcast.
Os líderes dos países integrantes serão recebidos para uma sessão de cumprimentos pelo anfitrião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir das 9h30 no Museu de Arte Moderna (MAM), localizado no centro do Rio de Janeiro.
A reunião com os representantes dos países membros deve começar por volta das 11h. As primeiras discussões abordarão temas como paz, segurança e reforma da governança global.
O Brics é composto pelos países Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Indonésia.
À tarde, é aguardada a chegada dos delegados dos países parceiros e demais convidados. São parceiros do Brics Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão. Após uma nova rodada de cumprimentos, a plenária dos líderes discutirá temas como o fortalecimento do multilateralismo, questões financeiras e inteligência artificial.
No dia seguinte, segunda-feira, 7, último dia da cúpula, os líderes dos países membros, parceiros e convidados participarão de uma nova plenária conjunta para debater assuntos como saúde, mudanças climáticas e a COP30. Nessa ocasião, novos comunicados setoriais conjuntos deverão ser divulgados.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login