Economia
Bessent anuncia novas propostas e acordos comerciais em breve

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, declarou que recebeu novas propostas para negociações comerciais na noite de domingo (6) e que vários acordos comerciais serão divulgados nas próximas 48 horas, em entrevista à CNBC nesta segunda-feira (7).
Quando questionado sobre as cartas de tarifas mencionadas pelo presidente americano, Donald Trump, Bessent explicou que “são cartas simples, contendo a porcentagem da tarifa e uma mensagem dizendo ‘obrigado por ser um parceiro comercial dos EUA'”. Ele também detalhou que o acordo com o Vietnã estabelece “tarifas totais de 20% para o comércio geral”.
Em meio à especulação sobre sua possível saída do Departamento do Tesouro para assumir a presidência do Federal Reserve (Fed), Bessent afirmou que “fará o que o presidente solicitar” e destacou: “Os dois cargos são de grande importância. Estou focado no meu papel como secretário, temos muito trabalho no Tesouro e estamos alcançando bons resultados”. Segundo ele, a questão envolve não apenas a presidência do Banco Central dos EUA, mas todo o comitê.
Bessent ressaltou que “é comum que as moedas flutuem” e que o movimento do índice DXY — que mede o dólar em relação a outras moedas — “é algo frequente”. “Isso pode indicar que algumas moedas estão se fortalecendo. É esperado que o euro tenha valorização, mas a moeda chinesa também sofreu desvalorização”, comentou. Ele anunciou que se reunirá com seus colegas chineses “nas próximas semanas” e mencionou: “Há ações que podemos realizar juntos se a China desejar avançar além do comércio”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login