Mundo
Inundações no Texas causam mais de 80 mortes; acampamento perde 27 pessoas

Equipes de resgate seguiram, nesta segunda-feira (7), procurando dezenas de pessoas desaparecidas após as enchentes que provocaram a morte de mais de 80 indivíduos no Texas, localizado no sul dos Estados Unidos, incluindo 27 meninas e monitores de um acampamento de verão.
A nação está chocada com o desastre ocorrido durante o fim de semana prolongado pelo feriado do 4 de julho, considerado um dos piores já registrados no estado.
Além disso, meteorologistas alertaram que tempestades elétricas podem ocasionar novas inundações em áreas já saturadas de água.
Um acampamento de grupo cristão situado às margens do rio Guadalupe, no condado de Kerr, o mais atingido, foi completamente destruído.
“O Camp Mystic está enlutado pela perda de 27 campistas e monitores após as cheias catastróficas no rio Guadalupe”, informou a organização em comunicado, depois que autoridades estaduais confirmaram um total de mais de 80 mortos no desastre.
“Estamos profundamente tristes, junto com as famílias que enfrentam essa tragédia inimaginável”, acrescentou.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que “possivelmente” visitará o estado do sul na sexta-feira.
Trump minimizou as preocupações relacionadas aos cortes orçamentários significativos na administração federal para agências meteorológicas, que teriam prejudicado os sistemas de alerta locais.
Ele classificou as enchentes súbitas como uma “catástrofe nunca vista em 100 anos”, que “ninguém previu”.
Ao menos 40 adultos e 28 crianças faleceram no condado de Kerr, no centro do Texas, conforme informou no domingo o xerife Larry Leitha, enquanto regiões próximas registraram pelo menos mais 13 mortes pelas inundações.
Espera-se que a quantidade de vítimas aumente.
O presidente, que antes declarou que a resposta a desastres deveria ser gerida em nível estadual, assinou no domingo uma declaração de emergência federal, liberando recursos para o Texas.
Meninas desaparecidas
Aproximadamente 20 helicópteros participaram das buscas pelos desaparecidos na região central do Texas, área bastante frequentada por campistas.
As águas do rio Guadalupe, elevadas pelas chuvas intensas, atingiram as copas das árvores e os telhados das cabanas do Camp Mystic enquanto as meninas dormiam na noite de sexta-feira, arrastando várias delas e deixando um cenário devastador.
Foram encontrados cobertores, bichos de pelúcia e outros objetos cobertos de lama. As janelas das cabanas foram destruídas, provavelmente pela força da água.
O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) alertou no domingo sobre tempestades elétricas lentas que poderiam causar novas inundações rápidas no solo já saturado do centro do Texas.
O governador do estado, Greg Abbott, avisou que chuvas fortes podem gerar inundações repentinas em Kerrville e arredores, e as autoridades orientaram a população a evitar se aproximar do rio cheio e seus afluentes.
As inundações começaram na sexta-feira, no feriado do 4 de julho, com uma chuva acumulada de vários meses caindo em poucas horas, a maior parte durante a noite, enquanto as pessoas dormiam.
O nível do rio Guadalupe subiu cerca de oito metros, o equivalente a um prédio de dois andares, em apenas 45 minutos.
Inundações repentinas
As inundações súbitas, que acontecem quando o solo não consegue absorver as águas das chuvas intensas, são comuns nesta região do sul e centro do Texas, conhecida como “beco das inundações súbitas”.
As mudanças climáticas provocadas pela atividade humana têm tornado eventos meteorológicos extremos, como enchentes, secas e ondas de calor, mais frequentes e severos nos últimos anos.
As autoridades relataram que enquanto os resgates continuam, o processo de remoção dos destroços também teve início. “Há destroços por toda parte que bloqueiam estradas e dificultam os esforços de reconstrução”, afirmou Abbott.
Voluntários de outras regiões do estado se reuniram no condado de Kerr para ajudar nas buscas pelos desaparecidos.
Moradores do Texas começaram a usar drones pessoais para auxiliar nas operações, mas as autoridades pediram que parassem, pois podem representar perigo para as aeronaves de resgate.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login