Economia
EUA ameaçam outros países pela internet, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta segunda-feira, 7, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não deveria usar a internet para ameaçar líderes de outras nações.
Lula referia-se à mensagem publicada por Trump no domingo à noite, 6, na qual o presidente americano ameaçava aplicar uma taxa de 10% sobre exportações de países que adotassem políticas contrárias aos interesses do grupo do Brics.
“Eu acredito que não devo comentar muito, pois considero irresponsável e inadequado o líder de um país com o tamanho e a influência dos Estados Unidos usar as redes sociais para ameaçar o mundo. Isso não é correto. Ele precisa entender que o mundo evoluiu, não queremos um imperador. Somos países independentes”, defendeu Lula.
O presidente brasileiro falou com a imprensa após a Cúpula de Líderes dos Brics, realizada no Museu de Arte Moderna, no centro do Rio de Janeiro.
“Caso Trump pense em aplicar essas taxas, os outros países têm o direito de retribuir da mesma forma, já que existe o princípio da reciprocidade. Acho totalmente equivocado e irresponsável um presidente usar redes sociais para ameaçar outras nações. Existem outros canais e fóruns apropriados para um líder da estatura dos Estados Unidos dialogar com outros países”, afirmou Lula.
“As pessoas precisam entender que o respeito é fundamental, gostamos de dar e receber. É essencial compreender o conceito de soberania; cada país é responsável por suas decisões e seu destino.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login