Notícias Recentes
Moraes mantém prisão de condenado por ataque frustrado com bomba perto do 8 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, decidiu continuar a prisão preventiva de Alan Diego dos Santos Rodrigues, um dos três condenados pela tentativa de explosão de um caminhão-tanque próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília, em dezembro de 2022.
O caso ocorreu antes dos eventos do 8 de janeiro, sendo tratado como crime contra o Estado Democrático de Direito.
A defesa de Alan pediu a revogação da prisão ou aplicação de medidas alternativas, mas Moraes, com apoio da Procuradoria-Geral da República, negou o pedido, apontando indícios claros da participação direta do réu no atentado.
A decisão atende ao pedido da Procuradoria-Geral da República, que solicitou a prisão de outros dois envolvidos. Alan Diego foi preso em 26 de junho, em Mato Grosso.
De acordo com Moraes, ele colocou o artefato explosivo no caminhão enquanto estava no banco do passageiro de um carro nas proximidades. Também teria feito duas chamadas de um orelhão logo após o ocorrido, indicando um risco à ordem pública se estivesse livre.
Alan Diego já foi condenado a 5 anos e 4 meses em regime fechado pela 10ª Vara Federal do Distrito Federal. O processo foi transferido ao STF depois que o Ministério Público do Distrito Federal encaminhou o caso à Procuradoria-Geral da República, que apresentou nova acusação incluindo crimes de tentativa de derrubar o Estado Democrático de Direito e infrações da Lei Antiterrorismo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login