Economia
Rio oferece prédio para sede fixa do Brics

O prefeito Eduardo Paes do Rio de Janeiro entregou nesta segunda-feira (7) uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializando o pedido para que a cidade seja a sede permanente do Brics. Formado em 2009, o bloco ainda não possui sede oficial.
A proposta da prefeitura é ceder o edifício do Jockey Club Brasileiro, localizado no centro do Rio. Este prédio, projetado pelo arquiteto Lúcio Costa, possui 83,5 mil metros quadrados.
A prefeitura ressalta a importância diplomática e os benefícios que essa iniciativa pode trazer, como maior visibilidade internacional, fortalecimento da imagem da cidade globalmente, geração de empregos, além de incentivar turismo e investimentos externos.
Eduardo Paes afirmou que o Rio está preparado para receber os representantes dos países-membros, oferecendo infraestrutura e ambiente adequados para que o grupo realize suas reuniões de forma permanente.
“Reconhecendo a relevância do Brics na reforma da governança mundial para um desenvolvimento mais justo, o Rio reafirma seu compromisso com o multilateralismo, buscando fomentar o diálogo constante entre os países integrantes, promovendo cooperação e transformando ideias em ações concretas”, disse a prefeitura em comunicado.
A Cúpula dos Chefes de Estado reuniu líderes de 36 países e aproximadamente 4 mil participantes nos dias 6 e 7 de julho.
O Brics é formado por economias emergentes que representam 46% da população global e 37% do PIB mundial. Atualmente, o grupo inclui 11 países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login