Notícias Recentes
Pouco provável que Lula aprove aumento de deputados, diz Rui Costa

Rui Costa, ministro da Casa Civil, afirmou ser improvável que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprove o projeto que amplia o número de deputados federais. O projeto, já aprovado pela Câmara e Senado, aumenta em 18 o total de deputados, passando de 513 para 531. Agora, a decisão está nas mãos do presidente, que tem até 16 de julho para analisá-la.
Rui Costa comentou que Lula deve refletir sobre essa decisão cuidadosamente, considerando sua responsabilidade com o país, e que a escolha final só depende dele.
O aumento pode gerar um custo anual de R$ 64,6 milhões, recursos que seriam realocados dentro do orçamento atual. Uma emenda do senador Alessandro Vieira estipula que os gastos totais com os mandatos não devem crescer na próxima legislatura.
Entretanto, a criação das novas vagas pode afetar a composição das assembleias estaduais e o orçamento destinado a emendas parlamentares, que consumiram dezenas de bilhões nos últimos anos, com R$ 53,9 bilhões autorizados para este ano. Atualmente, todos os parlamentares têm direito a emendas individuais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login