Economia
Queda de 14% nas vendas do Amazon Prime Day nos EUA nas primeiras horas em comparação a 2024

As vendas do Prime Day da Amazon registraram uma queda de quase 14% nas primeiras quatro horas deste ano nos Estados Unidos, em comparação com 2024, de acordo com a Momentum Commerce, que gerencia 50 marcas em diversas categorias.
O evento deste ano ocorre durante quatro dias, de hoje até sexta-feira (11), diferente dos dois dias do ano anterior, o que torna a comparação entre os anos um pouco mais complexa. Além disso, os consumidores podem estar esperando por descontos maiores à medida que a promoção avança, fazendo com que as compras sejam postergadas. Ainda assim, o desempenho nas primeiras horas é considerado um indicador importante do sucesso do evento.
A Momentum, responsável por gerenciar vendas na Amazon para marcas como Crocs, Beats e os massageadores Therabody, movimenta cerca de US$ 7 bilhões anualmente na plataforma, oferecendo uma amostra significativa para avaliar o Prime Day.
Em 2024, as vendas durante o Prime Day aumentaram significativamente na manhã e à noite do primeiro dia, com outro pico na noite do segundo dia. Com o evento agora extendido por quatro dias, as vendas tendem a se distribuir por um período mais longo. No Brasil, o Prime Day da Amazon será nos dias 15 e 16 deste mês.
Na Bolsa de Nova York, as ações da Amazon caíram 1,8% às 10h59 (horário local).
A Amazon criou o Prime Day em 2015 para celebrar seus 20 anos e atrair novos assinantes, que pagam US$ 139 anuais por benefícios como descontos em frete, streaming de vídeo e outros. O evento é uma oportunidade para fidelizar consumidores antes das festas de fim de ano, oferecendo promoções exclusivas em eletrônicos e outros produtos.
Cerca de 196 milhões de pessoas nos EUA tinham assinatura Prime em março, um crescimento de 9% em relação ao ano anterior, segundo a empresa de pesquisa Consumer Intelligence Research Partners.
Antes do evento, alguns vendedores planejaram não participar devido às tarifas impostas pelo presidente Donald Trump, que aumentaram o custo de muitos produtos importados da China e outros países.
Comerciantes e analistas observam atentamente a promoção para avaliar o estado da economia americana e o comportamento do consumidor.
Em uma declaração anterior, a Amazon afirmou: “Estamos trabalhando com nossa ampla e variada gama de valiosos parceiros de vendas em nossa loja para apoiá-los na adaptação ao ambiente em transformação, ao mesmo tempo em que mantemos preços baixos e ampla variedade para os clientes.”
A Adobe estimou que as vendas online em todos os varejistas totalizarão US$ 23,8 bilhões durante os quatro dias do evento. Já a EMarketer previu US$ 17,2 bilhões em gastos no comércio eletrônico nos EUA nesse período, com a Amazon capturando 75% desse total.
A Apple se destacou com alguns dos maiores descontos em eletrônicos, incluindo fones de ouvido sem fio AirPods 4 por US$ 89 (aproximadamente R$ 485), um preço inferior ao da última Black Friday, segundo Kristin McGrath, editora sênior do site de promoções The Krazy Coupon Lady.
Os produtos da própria Amazon, como os alto-falantes inteligentes Echo, não apresentaram grandes descontos, conforme observado por McGrath.
Os itens essenciais do dia a dia, como pacotes de lanche para a merenda, enfrentam maior concorrência entre varejistas como Amazon, Walmart e Target, ressaltou McGrath. Os consumidores mostram preferência por descontos em alimentos e produtos básicos do que em eletrônicos.
— As lojas estão focando em ofertas para artigos essenciais em vez de tecnologia — explicou McGrath.

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