Conecte Conosco

Brasil

Câmara aprova urgência para votação de projeto que corta benefícios fiscais

Publicado

em

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (8) um pedido de urgência para a análise do Projeto de Lei Complementar (PLP) 128/2025, que propõe reduzir os benefícios fiscais, financeiros e creditícios federais em ao menos 10%. Com essa aprovação, o projeto poderá ser votado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões. A expectativa é que a votação ocorra ainda nesta semana.

O projeto prevê que a diminuição dos benefícios federais ocorra nos dois anos seguintes à sua vigência, sendo pelo menos 5% no primeiro ano e mais 5% no segundo ano.

Estão excluídos da redução os incentivos destinados ao regime tributário simplificado conhecido como Simples Nacional, às zonas francas como a Zona Franca de Manaus e outras áreas de livre comércio, aos financiamentos para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, às entidades sem fins lucrativos como instituições de assistência social, educacional, partidos políticos, sindicatos, aos produtos essenciais da cesta básica, aos programas de bolsas de estudo integrais e parciais para cursos superiores, e às políticas setoriais para o setor de tecnologia da informação, comunicação e semicondutores.

Outros Projetos com Urgência Aprovada

Além deste projeto, os deputados aceitaram a urgência na votação do Projeto de Lei (PL) 4.635/2024, que estende até 31 de dezembro de 2030 os benefícios relativos às taxas e contribuições incidentes sobre estações de telecomunicações que fazem parte de sistemas de comunicação máquina a máquina.

Também foram aprovadas as urgências para votar projetos que estabelecem o Programa Especial de Sustentabilidade da Indústria Química (PRESIQ), dispõem sobre a administração do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), criam e estruturam o Fundo para o Fortalecimento da Cidadania e melhoram a organização do Ministério Público da União, além da criação de funções comissionadas no quadro de pessoal do Tribunal Superior do Trabalho.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados