Notícias Recentes
Estudante paulista de 13 anos ganha olimpíada nacional de matemática

Com apenas 13 anos, o estudante Fernando da Costa Santos foi um dos ganhadores da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O jovem, nascido em Capão Bonito, interior de São Paulo, conquistou uma medalha de ouro na competição nacional que tem como objetivo incentivar o estudo da matemática e reconhecer talentos, especialmente entre alunos de escolas públicas.
Atualmente no 8º ano do ensino fundamental em uma escola pública da sua cidade, Fernando já havia participado da olimpíada no ano anterior, quando foi agraciado com uma medalha de bronze. À reportagem, a mãe dele, Silvana Domingues da Costa, contou que o filho sempre demonstrou interesse pela matemática.
A cerimônia de premiação foi realizada em 30 de junho, no Rio de Janeiro.
Silvana, que também é professora de escola pública, afirmou que Fernando estudou sempre na rede pública e que nunca teve dúvidas quanto à qualidade do ensino. Ela acompanha de perto o conteúdo que ele estuda para garantir que está alinhado com o currículo, além de elogiar os docentes da escola, que são muito bem preparados.
Uma das pessoas que ajudaram Fernando a se preparar foi sua professora de matemática, Edna Oikawa, que ofereceu aulas extras e trabalhou com questões de provas anteriores para familiarizar os alunos com o formato do exame.
“Ele sempre foi muito dedicado. Estuda bastante e tira notas altas, com médias próximas de 9 e 10 em todas as matérias, mas a matemática é a disciplina em que ele mais se destaca e gosta, pois deseja seguir carreira na área”, relatou Silvana.
O jovem pretende estudar Ciência da Computação no futuro, e para a mãe, a vitória na olimpíada abrirá muitas oportunidades acadêmicas.
Silvana enfatizou que o ouro foi fruto de muito esforço e rotina de estudos. “Todos os dias, ele chegava da escola, almoçava e já se dedicava às pesquisas e aos simulados que eu imprimia para ele fazer”, comentou.
A mãe reconhece que a prova foi bastante difícil. Logo após terminar o exame, Fernando disse que havia estudado tudo que poderia cair e não deixou nenhuma questão sem resposta. Quando recebeu o resultado, Silvana ficou emocionada, abraçou o filho e mostrou a ele a conquista, que ficou surpreso e emocionado.
Em uma publicação nas redes sociais, a Prefeitura de Capão Bonito homenageou a conquista de Fernando. O comunicado destacou que a medalha representa não só a excelência em matemática, mas também o posicionamento entre os melhores estudantes do país, ressaltando que esse é um motivo para grande celebração.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login