Mundo
Suprema corte da Coreia do Sul ordena prisão de ex-presidente Yoon Suk-yeol

O Tribunal Central Distrital de Seul, a mais alta corte da Coreia do Sul, determinou nesta quarta-feira (9) a prisão preventiva do ex-presidente Yoon Suk-yeol, que foi removido do cargo em dezembro de 2024. Sua remoção ocorreu após a imposição de lei marcial no país com o intuito de deter opositores políticos e tentar fechar o parlamento.
Yoon já havia sido detido temporariamente em janeiro, mas foi liberado em março devido a uma ordem judicial.
A nova ordem de prisão foi emitida a pedido dos promotores como medida para impedir a possível destruição de provas, conforme explicou o juiz Nam Se-jim.
Depois da emissão do mandado, Yoon se entregou voluntariamente a uma penitenciária na capital sul-coreana, onde deverá ficar detido por 20 dias. A área ao redor da prisão está sendo monitorada com barreiras policiais para evitar manifestações e tentativas de invasão por seus apoiadores.
Yoon será interrogado por um promotor especial durante o período em que estiver detido.
Ele enfrenta várias acusações, incluindo abuso de poder por decretar a lei marcial e ameaça à segurança nacional por ter despachado drones militares em direção à Coreia do Norte em outubro do mesmo ano.
Segundo os promotores, o ex-presidente buscava provocar uma resposta militar do país vizinho, o que justificaria a declaração de estado de emergência e a imposição da lei marcial.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login