Notícias Recentes
PT quer cassar Eduardo Bolsonaro e oposição culpa STF e Lula por tarifa de Trump

A sobretaxa de 50% imposta pelo governo Donald Trump sobre produtos brasileiros tem sido usada como argumento em debates acalorados entre petistas e bolsonaristas.
Petistas acusam o ex-presidente e seu filho, Eduardo Bolsonaro, pela imposição da medida. Já a oposição responsabiliza o Supremo Tribunal Federal e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo aumento tarifário.
Lindbergh Farias, líder do PT na Câmara, anunciou que o partido está avaliando a possibilidade de pedir a cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro, atualmente licenciado e residindo nos Estados Unidos, onde tenta mobilizar republicanos contra o que acredita ser uma injustiça contra seu pai.
Farias ainda apontou o governador Tarcísio de Freitas como partícipe, após ele postar uma foto com um boné dos Estados Unidos.
“Não há dúvida da interferência de Eduardo e da campanha que está sendo feita internacionalmente”, disse Lindbergh. “O governo precisa reagir e buscar medidas para proteger a economia e os empregos”.
A reação na direita foi mista: enquanto alguns comemoraram no plenário da Câmara, outros demonstraram preocupação quanto ao impacto econômico da sobretaxa, especialmente no agronegócio, que conta com apoio a Bolsonaro.
Nikolas Ferreira, deputado do PL-MG, declarou que o aumento tarifário é consequência da postura do presidente Lula e do STF, que segundo ele, limitam liberdades e têm ações que afetam interesses americanos.
Na Câmara, Nikolas teve um confronto com André Janones, em meio a acusações de práticas irregulares.
Do lado governista, José Guimarães, líder do governo na Câmara, afirmou que medidas de retaliação aos Estados Unidos estão sendo estudadas. Uma reunião no Palácio do Planalto foi convocada para discutir a resposta do Brasil.
Carlos Portinho, senador e líder do PL no Senado, criticou a política externa do governo Lula e considerou a sobretaxa uma consequência das ações do governo brasileiro.
Enquanto isso, Eduardo Bolsonaro emitiu nota dos EUA ressaltando que a sobretaxa é uma reação ao julgamento recente no STF e à presença do Irã e da China nos BRICS. Ele apelidou a medida de “tarifa Moraes”.
Conforme Eduardo, sem concessões em temas como a anistia dos participantes dos eventos de 8 de janeiro e legislação para a liberdade na internet, novas medidas punitivas podem surgir dos Estados Unidos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login