Conecte Conosco

Mundo

Nigéria recusa receber detentos venezuelanos deportados dos EUA

Publicado

em

Nigéria negou nesta quinta-feira (10) a entrada de presos venezuelanos deportados dos Estados Unidos após o presidente Donald Trump sugerir em encontro com líderes africanos que esses países aceitassem migrantes expulsos do solo americano.

As remoções para nações terceiras são parte central da campanha de Trump contra a imigração ilegal. Por exemplo, centenas de deportados foram levados para uma prisão de alta segurança em El Salvador.

“Os Estados Unidos estão pressionando fortemente os países do continente africano para que recebam venezuelanos deportados dos EUA, alguns diretamente das prisões”, declarou o ministro das Relações Exteriores da Nigéria, Yusuf Tuggar, em entrevista à Channels Television.

“Será complicado para a Nigéria aceitar presos venezuelanos”, acrescentou.

O chanceler também ressaltou que os Estados Unidos podem estar ameaçando o bloco Brics, do qual a Nigéria faz parte, com tarifas elevadas para forçar a aceitação das deportações.

No mesmo dia, Trump recebeu na Casa Branca presidentes de cinco países africanos (Gabão, Guiné-Bissau, Libéria, Mauritânia e Senegal) e, conforme o Wall Street Journal, incentivou-os a acolher imigrantes expulsos dos Estados Unidos.

O líder de Guiné-Bissau comentou que Trump mencionou o assunto, mas não solicitou formalmente que aceitassem os imigrantes.

De modo inédito, a administração de Trump tem enviado centenas de pessoas deportadas para países terceiros como Panamá, El Salvador e Sudão do Sul.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados