Conecte Conosco

Economia

Tarcísio quer negociar fim do tarifaço com EUA

Publicado

em

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, declarou hoje em entrevista coletiva que o tarifaço aplicado pelos Estados Unidos ao Brasil traz um impacto complicado para o estado. Ele pediu aos negociadores que deixem a política de lado para encontrar uma solução para o problema.

Quatro dias após o presidente americano, Donald Trump, anunciar a medida, Tarcísio comentou o assunto em Cerquilho (SP), onde participou de uma formatura de curso profissional promovido pelo estado.

A tarifa americana de 50% sobre produtos brasileiros foi imposta com críticas feitas por Trump ao processo que enfrenta o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de estado, sugerindo a extinção da ação penal.

Ao se manifestar, Tarcísio negou ter buscado o Supremo Tribunal Federal para interferir no processo, chamando a ideia de “bobagem”. Ele afirmou que atua lateralmente para tentar resolver a questão.

“A negociação é competência do governo federal e da diplomacia brasileira, que historicamente sempre teve bom desempenho. Estamos apenas oferecendo informações para a embaixada dos EUA,” disse o governador. “Mostramos o cenário econômico de São Paulo para ajudar nas decisões.”

Tarcísio destacou impactos já estudados pelo governo, como o acréscimo de US$ 9 milhões em impostos para cada uma das 90 aeronaves encomendadas pela American Airlines da Embraer. No agronegócio, setores como sucroalcooleiro e o de suco de laranja também serão afetados.

Durante a entrevista, ele relatou ter tentado sensibilizar representantes da embaixada americana sobre os danos causados pelo tarifaço, que prejudica ambos os lados.

Diante do conflito entre o setor produtivo contra a tributação e apoiadores da medida como forma de sanção política, Tarcísio reforçou a necessidade de diálogo.

“Este é um momento que exige união e cooperação, porque o problema é grave para o Brasil e para setores industriais e do agronegócio,” afirmou. “Precisamos trabalhar juntos para resolver essa questão, deixando a política de lado.”

Sobre lideranças bolsonaristas que pressionam pela anistia a Bolsonaro em troca do fim do tarifaço, Tarcísio afirmou que é uma questão de ponto de vista.

“Eu sou governador de São Paulo e preciso proteger os interesses do estado, das empresas e produtores locais,” disse ele. “Meu foco está nos empregos e nas famílias, e é essa defesa que estou fazendo.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados