Conecte Conosco

Economia

Petrobras tem nova líder para Sustentabilidade e Transição de Energia

Publicado

em

A engenheira Angélica Garcia Cobas Laureano assumiu a diretoria executiva de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras. Nomeada pelo Conselho de Administração da estatal, a diretoria da empresa agora conta com cinco mulheres, incluindo Magda Chambriard na presidência, de um total de nove membros.

Esta é a primeira vez na história que a alta gestão da empresa possui mais mulheres do que homens. Segundo a Petrobras, essa nova composição da diretoria executiva reflete o compromisso da companhia com a diversidade e a igualdade de gênero, consolidando sua posição de destaque no mercado brasileiro.

Dados do estudo Mulheres em ações, da B3, indicam que apenas 6% das 359 empresas listadas na bolsa brasileira têm três ou mais mulheres em suas diretorias estatutárias, enquanto em 59% dessas companhias não há nenhuma presença feminina na diretoria.

“Estamos dedicadas a aumentar a participação feminina em todos os setores da Petrobras porque acreditamos que um ambiente de trabalho diversificado é mais saudável e produtivo. Espero que possamos inspirar outras mulheres a buscarem cargos de liderança, especialmente no setor de petróleo e gás, tradicionalmente dominado por homens”, afirmou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

Transição energética

A diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras foi criada em abril de 2023 para centralizar e fortalecer as ações relacionadas à transição energética na empresa. Essa área engloba os processos de gás e energia, mudanças climáticas, descarbonização e energias renováveis, trabalhando em conjunto com outras áreas da companhia em pesquisa e desenvolvimento de projetos relacionados à transição.

“Manteremos investimentos significativos em projetos de descarbonização, na produção de combustíveis mais sustentáveis e na diversificação das fontes de energia renovável. Como líderes na transição energética, reafirmamos o compromisso de alcançar zero emissões operacionais, o net zero, até 2050”, declarou a nova diretora Angélica Laureano.

Angélica possui vasta experiência na Petrobras em setores como Materiais, Abastecimento, Gás e Energia. Também presidiu a Gaspetro, uma subsidiária da Petrobras em parceria com a Mitsui Gás S.A., que gerencia a participação em 19 distribuidoras de gás natural em vários estados.

Após se aposentar da Petrobras, atuou como consultora em diversos projetos relacionados ao gás natural. Antes de assumir o cargo atual, presidia a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil SA.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados