Conecte Conosco

Notícias Recentes

Impostos e dívidas devem aumentar para brasileiros, aponta pesquisa Febraban

Publicado

em

Deputado Filipe Barros (PL-PR) comentou sobre o presidente Lula ignorar negociações com Donald Trump, dizendo que só eles não enxergam motivos para preocupação.

A pesquisa trimestral da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revela um cenário preocupante para a economia sob a gestão de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda. A expectativa para a população brasileira é de aumento nos impostos, com 71% dos entrevistados acreditando nesse cenário, o pior índice desde o início da pesquisa. Apenas 7% dos participantes imaginam uma redução nas alíquotas.

De forma semelhante, 71% dos entrevistados preveem um crescimento no endividamento familiar, enquanto só 10% acreditam em diminuição.

Quanto ao desemprego, 41% acreditam nesse crescimento, percentual que se mantém estável em relação à pesquisa anterior e é o maior registrado durante o governo Lula (terceira gestão).

Sobre os salários, apenas 23% esperam aumento, 18% preveem redução e a maioria, 58%, acredita que os rendimentos permanecerão estáveis.

A pesquisa Radar destaca que emprego e renda são prioridades para 20% da população, ficando atrás apenas da saúde, que é a maior preocupação apontada por 32%.

Comércio e indústria

O Departamento de Estado dos EUA aprovou recentemente a venda ao Líbano de seis aviões Super Tucano A-29, produzidos pela fabricante brasileira Embraer, em um negócio que pode alcançar US$ 400 milhões. A empresa mantém parceria com uma companhia americana que produz nos Estados Unidos. Contudo, o aumento de tarifas para produtos brasileiros pode afetar componentes fabricados no Brasil a partir de 1º de agosto, não impactando os produtos inteiramente fabricados em solo americano.

Contexto político

Lula comentou na abertura da Bienal do Livro de 2024 que não tem disposição para leitura, mas afirmou estar lendo obras de Ana Maria Gonçalves, eleita para a Academia Brasileira de Letras.

No cenário político, o PT adotou a hashtag “brasildosbrasileiros” para responder às críticas do ex-presidente Donald Trump após intervenções do STF e imposições de tarifas. Bolsonaristas utilizam a mesma expressão desde 2018. A Venezuela, ainda sancionada pelos EUA, busca ingresso nos Brics com apoio da Rússia, apesar da resistência de Lula.

O STF iniciou inscrições para jornalistas e interessados acompanharem as oitivas das investigações relacionadas à suposta tentativa de golpe de 8 de janeiro, por videoconferência.

Lula também respondeu com ironia ao ex-presidente Jair Bolsonaro após comentários polêmicos.

Crises e educação

Reuniões entre ministros do governo Lula e líderes do Congresso fracassaram em resolver a crise do IOF, com o Congresso pleiteando a manutenção da derrubada do decreto no STF.

Quanto à educação, o MEC revelou que quatro municípios brasileiros apresentam índices alarmantes de alfabetização, com menos de 10% dos alunos alfabetizados em 2024.

Curiosidades

O presidente dos EUA, Donald Trump, foi o quinto assunto mais buscado na internet brasileira na última semana, ficando atrás apenas de jogos de futebol.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados