Conecte Conosco

Mundo

Zelensky diz que reunião com EUA foi positiva sobre defesa aérea

Publicado

em

O presidente ucraniano Volodimir Zelensky informou nesta segunda-feira (14) que teve uma reunião positiva com o enviado especial dos Estados Unidos, Keith Kellogg, em Kiev, para discutir o fortalecimento das defesas aéreas do país.

Kellogg chegou a Kiev nesta segunda, após o anúncio feito no domingo pelo presidente americano, Donald Trump, sobre o envio de sistemas de defesa aérea Patriot à Ucrânia.

“Conversamos sobre os caminhos para a paz e o que podemos fazer juntos de forma prática para alcançá-la”, publicou Zelensky em suas redes sociais após o encontro. “Isso inclui reforçar as defesas aéreas da Ucrânia, a produção conjunta e a compra de armas defensivas em colaboração com a Europa.”

Zelensky reafirmou seu pedido de novas sanções contra a Rússia e os países que apoiam a ofensiva militar do Kremlin.

“Está claro que Moscou só irá parar se suas ambições irracionais forem contidas pela força”, declarou o presidente ucraniano.

Zelensky também anunciou sua proposta para que a atual ministra da Economia, Yulia Sviridenko, assuma o cargo de primeira-ministra, substituindo Denis Shmigal. Essa mudança ainda precisa ser aprovada pelo Parlamento, que tem dado amplo suporte a Zelensky desde o início da invasão em fevereiro de 2022.

No domingo, o presidente americano Donald Trump confirmou o envio de sistemas Patriot para a Ucrânia, embora não tenha especificado a quantidade exata dos equipamentos.

Trump também manifestou desapontamento com o presidente russo, Vladimir Putin, afirmando: “Putin surpreendeu muitas pessoas. Ele fala palavras bonitas, mas à noite ordena bombardeios contra todos”. No mesmo dia, o presidente dos EUA sugeriu que pode aumentar as sanções contra a Rússia.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados