Mundo
Exército do Líbano fecha grande fábrica de captagon

O Exército do Líbano anunciou nesta segunda-feira, 14, que descobriu e encerrou uma das maiores unidades de produção de captagon do país, situada perto da fronteira com a Síria, que antes da crise comandada por Bashar al-Assad era um dos principais pontos de exportação dessa droga ilegal.
Em um comunicado oficial, as forças armadas informaram que apreenderam uma fábrica significativa de captagon em Yammouné, localizada na planície leste do Vale do Beqaa, próxima à Síria.
Segundo o Exército, esta é uma das maiores operações desse tipo já realizadas.
Os militares destruíram os equipamentos e confiscaram uma grande quantidade de comprimidos do captagon, uma substância derivada de medicamentos originalmente usados no tratamento da narcolepsia e do transtorno de déficit de atenção.
Além disso, foi bloqueado um túnel de 300 metros que servia para entrar e sair da fábrica, assim como para o armazenamento do produto, segundo o comunicado.
O captagon passou a ser a principal mercadoria exportada pela Síria durante o conflito armado iniciado em 2011, oferecendo ao governo de Bashar al-Assad uma importante fonte de recursos ilegais.
Com a mudança de governo na Síria em dezembro, foram encontrados grandes estoques de captagon em depósitos e instalações militares antigas, enquanto o movimento libanês Hezbollah, aliado do ex-presidente, foi acusado de atuar no tráfico da droga através da fronteira.
O Líbano sofre também forte pressão de países conservadores do Golfo Pérsico, que representam o principal mercado do captagon, para que combata o tráfico dessa substância.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login