Mundo
Pré-candidato ferido na Colômbia apresenta melhora nos tratamentos

O senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, Miguel Uribe, continua internado em unidade de terapia intensiva cinco semanas após ter sido alvo de um ataque violento, mas exibe uma recuperação clínica considerada “favorável e estável”, conforme informou o hospital onde está sob cuidados nesta segunda-feira (14).
Miguel Uribe, 39 anos, está hospitalizado desde 7 de junho, quando um jovem atirador menor de idade efetuou disparos contra sua cabeça durante um evento em Bogotá. Cinco pessoas foram detidas pelas autoridades, suspeitas de participarem da tentativa de homicídio contra o político do partido Centro Democrático.
Apesar de permanecer na UTI, sedado e conectado a ventilação mecânica, Uribe tem apresentado sinais positivos evidenciados em exames recentes e na resposta aos procedimentos médicos e cirúrgicos realizados, conforme comunicado do centro médico.
Após ser atingido por dois tiros na cabeça e um na perna, o senador passou por diversas cirurgias.
O hospital informou que ele haverá de passar por um tratamento de “neurorreabilitação” e continua sob monitoramento rigoroso dos sistemas hemodinâmico e neurológico, mantendo o prognóstico reservado.
Em entrevista transmitida pelo canal Caracol, sua esposa, María Claudia Tarazona, relatou: “A situação é tão volátil que não arrisco prever o amanhã”.
Ela acrescentou: “Vejo o Miguel vivo, com seu corpo aquecido, seu coração batendo e sua respiração — isso é o que me fortalece a cada dia”.
No início de julho, a polícia prendeu Elder José Arteaga Hernández, conhecido pelo apelido “El Costeño”, apontado como um dos responsáveis pela organização e execução do ataque.
Além dele, outras quatro pessoas, inclusive o jovem agressor de 15 anos, foram detidas e respondem por tentativa de homicídio e porte ilegal de armas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login