Conecte Conosco

Notícias Recentes

Bolsonaro diz que querem destruí-lo antes de decisão da PGR

Publicado

em

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, fez uma publicação nesta segunda-feira (14) no X (antigo Twitter) onde afirma que “o sistema” tem como objetivo “destruí-lo por completo” para depois atingir o cidadão comum.

A mensagem foi divulgada no mesmo dia em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) finaliza o prazo para entregar suas alegações finais no processo penal que investiga a trama golpista.

“O sistema nunca quis apenas me remover do caminho. A verdade é mais dura: querem acabar comigo totalmente — até já tentaram de forma física — para que possam então alcançar você, cidadão comum. Sua liberdade, sua fé, sua família, e seu modo de pensar, sem deixar espaço para reação”, escreveu o ex-presidente.

Bolsonaro e mais 30 acusados respondem pelo plano golpista, que teria começado após o ex-presidente se recusar a aceitar o resultado das eleições de 2022, quando perdeu para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para evitar a prisão, Bolsonaro tem buscado transformar seu processo em um apelo popular, chegando a mencionar ações internacionais frente à Justiça brasileira, como a guerra tarifária iniciada pelo ex-presidente americano Donald Trump, que impôs taxas de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA, tentando pressionar o Brasil a desistir do processo contra ele.

Sem mencionar o relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, nem o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o ex-presidente afirmou que “querem calar quem discorda”.

“Se não podem silenciar com censura, tentam com ameaças, inquéritos, prisão ou até com a morte. Não se iludam: se hoje fazem isto comigo, amanhã será contigo”, completou.

As alegações finais representam a última fase antes do julgamento propriamente dito. Espera-se que o procurador-geral recomende a condenação do ex-presidente. Ainda não está claro se no documento será incluída uma previsão para prisão antecipada.

Conforme noticiado pelo Estadão, a prisão preventiva pode ser decretada mesmo antes da condenação formal, respaldada pelo Código Penal em casos que visem garantir a ordem pública, facilitar a investigação criminal ou assegurar a aplicação da lei penal, desde que haja provas da existência do crime e indícios suficientes da autoria.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados