Conecte Conosco

Notícias Recentes

São Paulo confirma primeiro caso de gripe aviária em criação doméstica

Publicado

em

O estado de São Paulo registrou o primeiro caso de gripe aviária em uma criação doméstica nas proximidades de Parelheiros, na região metropolitana de São Paulo. O vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) foi detectado na última sexta-feira (11/7), conforme informado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). As autoridades responsáveis reforçaram que foram adotadas todas as medidas sanitárias necessárias, não há riscos para a população e que o consumo de carne e ovos de aves continua seguro.

O foco positivo, constatado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), ocorreu em duas galinhas de uma propriedade particular próxima a Parelheiros. No sábado (12/7), agentes da Defesa Agropecuária estiveram no local e procederam com o abate sanitário das 10 aves restantes que conviviam com os animais infectados.

Paulo Blandino, médico-veterinário e gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola (Pesa), explicou que a ação incluiu o descarte correto das aves e a desinfecção completa do ambiente. Não há estabelecimentos avícolas comerciais nas imediações da propriedade. Desde segunda-feira (14/7), a Defesa Agropecuária iniciou uma vigilância ativa para identificar eventuais sinais clínicos em propriedades vizinhas em um raio de 10 quilômetros.

Mesmo sendo registrado em uma criação de pequena escala, esse foco não altera o status sanitário de São Paulo e do Brasil diante da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Até o momento, não há registros de casos da doença em humanos no estado.

Também na última sexta-feira, em Sorocaba, um caso positivo de influenza aviária foi confirmado em um peru dentro de um condomínio com cerca de 200 aves. A Defesa Agropecuária realizou o abate dos animais que tiveram contato com o peru infectado e retomou, na segunda-feira, as ações de monitoramento da doença.

Como parte das orientações sanitárias, a Secretaria Municipal de Saúde comunicou os moradores sobre os cuidados para evitar o contato direto com aves suspeitas e alertou para sinais clínicos como tremores, dificuldade respiratória, coriza, espirros, letargia, e outros sintomas neurológicos nas aves.

Plano de Contingência em São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está acompanhando de perto a situação da gripe aviária no estado, em parceria com as secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Foi elaborado um Plano de Contingência que visa coordenar as intervenções necessárias para lidar com possíveis casos de influenza aviária em humanos, bem como para investigar e monitorar pacientes que tiveram contato com aves contaminadas, garantindo a rápida resposta e controle da situação.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados