Notícias Recentes
Ex-comandantes e Valdemar dão depoimentos no STF sobre trama golpista

Carlos de Almeida Baptista Junior (Aeronáutica) e Marco Antônio Freire Gomes (Exército), ex-comandantes, prestarão novos depoimentos no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, em uma ação relacionada à trama golpista, porém desta vez como testemunhas de defesa. Também participará da audiência o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
Baptista Junior e Freire Gomes foram chamados pela defesa do ex-major do Exército Ailton Barros, réu no chamado “núcleo quatro” da organização criminosa supostamente envolvida no caso.
Este grupo é acusado de difundir informações falsas como parte de um plano para tentativa de golpe de Estado. Barros teria incitado ataques contra os ex-comandantes, por eles não apoiarem o plano de intervenção militar.
Em maio, Baptista Junior e Freire Gomes já haviam prestado depoimentos como testemunhas de acusação em outra seção da ação, referente ao “núcleo crucial” da trama golpista, no qual um dos réus é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os ex-comandantes confirmaram participação em reuniões onde Bolsonaro discutia estratégias para tentar mudar o resultado das eleições presidenciais.
Os dois deverão prestar depoimentos novamente na quarta-feira, desta vez indicados pela defesa do ex-assessor presidencial Filipe Martins, outro réu do caso.
Nesta terça, Valdemar Costa Neto será ouvido como testemunha de defesa de Carlos Rocha, presidente do Instituto Voto Legal (IVL), organização contratada pelo PL para analisar o sistema eleitoral na eleição de 2022.
Valdemar foi investigado pela Polícia Federal (PF) por sua possível participação na tentativa de golpe, mas não consta na denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentada em fevereiro e aceita pela Primeira Turma do STF.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login