Conecte Conosco

Notícias Recentes

Tarcísio Ignora Bolsonaros e Busca Diálogo Sobre Tarifa com Estados Unidos

Publicado

em

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não deu atenção às críticas do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e às alegações de perseguição do Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mencionadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante o anúncio das tarifas elevadas contra o Brasil. Em comunicado, Tarcísio defendeu a importância do “diálogo e do estabelecimento de caminhos para fortalecer a parceria da indústria paulista com os Estados Unidos”.

A declaração foi feita na terça-feira (15/7), depois de uma reunião com empresários paulistas e o encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, para discutir as tarifas de 50% impostas a produtos brasileiros, anunciadas por Trump. Pouco antes do encontro, Eduardo Bolsonaro publicou críticas ao governador nas redes sociais.

“Se você [governador Tarcísio de Freitas] estivesse atento à nossa indústria e comércio, defenderia o fim do regime de exceção que pode destruir a economia e nossas liberdades. Porém, como para você a subserviência às elites é defender interesses nacionais, não espero que entenda”, escreveu Eduardo no X.

Durante a reunião, não houve menção à carta do presidente americano enviada ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual se anunciavam as tarifas. Também não foi citada diretamente a relação do Brasil. O ambiente foi descrito como de diálogo construtivo por Paulo Skaf, ex-presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), presente no encontro.

“Este encontro foi um passo relevante para fortalecer as relações diplomáticas e comerciais entre Brasil e Estados Unidos, firmando uma parceria histórica de mais de 125 anos”, afirmou Skaf.

Aliados de Tarcísio indicam que ele não pretende responder às provocações de Eduardo Bolsonaro. Perguntado por jornalistas, o governador considerou a ligação entre o “tarifaço” e a anistia de Bolsonaro uma questão de perspectiva e reforçou seu compromisso com os interesses do Estado de São Paulo. A resposta, embora breve, não foi bem recebida por agentes de mercado, que apontam divergências entre Tarcísio e Eduardo.

Após a reunião da manhã de terça-feira (15/7), Tarcísio evitou contato com a imprensa, enviando uma nota oficial quatro horas depois.

Nota Oficial

O Governo do Estado de São Paulo promoveu uma reunião nesta terça (15) entre o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, e empresários dos principais setores exportadores paulistas, como café, carne, citricultura, máquinas, sucroalcooleiro, energia, papel, celulose, aviação e transporte de cargas.

Na ocasião, Tarcísio de Freitas destacou o valor do diálogo e a busca por caminhos que possam fortalecer as relações da indústria paulista com os Estados Unidos. Empresários expuseram exemplos do impacto potencial das novas tarifas, incluindo seus reflexos nos preços de produtos americanos, e compartilharam preocupações referentes aos setores mais suscetíveis às mudanças tarifárias.

O Governo do Estado reafirma seu compromisso com produtores, empresários e o agronegócio paulistano, empenhando-se integralmente para garantir desfechos favoráveis ao setor produtivo e à manutenção dos milhões de empregos direta e indiretamente gerados.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados