Conecte Conosco

Centro-Oeste

Como famílias do DF podem ajudar no treinamento de cães-guia

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) lançou um projeto que visa o treinamento de cães-guia por meio da seleção de famílias interessadas em participar da tutoria compartilhada de filhotes. Este projeto tem como objetivo principal oferecer suporte a pessoas com deficiência visual e também apoiar crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas cívico-militares localizadas no Distrito Federal.

Atualmente, o canil do CBMDF, que passou por recentes melhorias e tem capacidade para abrigar até 40 cães, mantém oito filhotes de pastores-alemães. A partir de agosto, esses filhotes serão entregues a famílias voluntárias selecionadas após um processo rigoroso que inclui entrevistas e visitas domiciliares realizadas por especialistas em treinamento e uma psicóloga.

Durante cerca de 10 meses, os filhotes permanecerão com as famílias socializadoras para desenvolver habilidades básicas antes de iniciarem o treinamento específico para se tornarem cães-guia. Alguns cachorros também serão preparados para integrar o cotidiano das escolas cívico-militares, auxiliando crianças com TEA em atividades de socialização e em treinamentos técnicos na área de cinotecnia, que envolve o manejo e o adestramento de cães.

As escolas envolvidas nesse projeto incluem o Centro de Ensino Fundamental 1 do Lago Norte (Celan), que apoia crianças com TEA, e o Centro de Ensino Fundamental 1 do Núcleo Bandeirante, que oferece formação em cinotecnia para alunos do 9º ano.

As famílias responsáveis pelos filhotes contam com apoio completo, que inclui assistência veterinária, alimentação e acompanhamento técnico para garantir o desenvolvimento saudável e equilibrado dos cães.

Os filhotes retornarão ao canil até maio de 2026 para dar início ao treinamento avançado necessário para atuarem como cães-guia, um processo que pode durar até dois anos e envolve o aprendizado de comandos específicos, adaptação ao ambiente urbano e interação com seus futuros tutores.

Além disso, espera-se que uma cadela labrador do CBMDF cruze em breve, gerando uma nova geração de filhotes que também serão preparados para este importante trabalho.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados