Conecte Conosco

Notícias Recentes

Cidade paulista tem o melhor saneamento do país

Publicado

em

Uma cidade do interior de São Paulo lidera o Ranking do Saneamento de 2025, elaborado pelo Instituto Trata Brasil (ITB) e divulgado nesta terça-feira (15/7). Entre as 100 cidades mais populosas analisadas, Campinas destaca-se por apresentar o melhor sistema de saneamento básico no Brasil.

O ranking avalia três aspectos principais: nível de atendimento, avanço no atendimento e grau de eficiência. Com mais de 1 milhão de moradores, Campinas ocupa o topo da lista. Em segundo lugar está Limeira, também localizada no interior paulista, reconhecida por seus elevados índices de saneamento.

O estado de São Paulo se destaca por ter o maior número de cidades bem posicionadas no ranking: das 20 melhores, nove são paulistas. A capital paulista, no entanto, ocupou a 15ª colocação, caindo em relação ao ano anterior, quando ficou em 9º lugar. O levantamento também revelou que o investimento médio por habitante em saneamento é de R$ 198,87, valor inferior ao necessário para universalizar o serviço, que é de R$ 223,82.

Para a presidente executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Siewert Pretto, o estudo evidencia que o tratamento de esgoto permanece como um dos maiores desafios para os municípios brasileiros. “É fundamental colocar o saneamento como prioridade nas agendas dos gestores públicos de todo o país”.

A seguir, confira os 20 municípios com melhor desempenho no Ranking do Saneamento:

  1. Campinas (SP)
  2. Limeira (SP)
  3. Niterói (RJ)
  4. São José do Rio Preto (SP)
  5. Franca (SP)
  6. Aparecida de Goiânia (GO)
  7. Goiânia (GO)
  8. Santos (SP)
  9. Uberaba (MG)
  10. Foz do Iguaçu (PR)
  11. Uberlândia (MG)
  12. Jundiaí (SP)
  13. Ponta Grossa (PR)
  14. Maringá (PR)
  15. São Paulo (SP)
  16. Montes Claros (MG)
  17. Taubaté (SP)
  18. Curitiba (PR)
  19. Londrina (PR)
  20. Praia Grande (SP)

Na outra ponta, entre as cidades com pior desempenho, está Bauru, situada a cerca de 320 km da capital paulista. Esta é a única representante de São Paulo entre as últimas colocadas do ranking.

Saneamento básico no Brasil

Para elaborar o ranking, o ITB utiliza os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa), divulgado pelo Ministério das Cidades. O monitoramento ocorre desde 2009, com o propósito de evidenciar a questão histórica do saneamento no país.

A falta de acesso à água potável afeta cerca de 16,9% da população brasileira, enquanto quase 45% não contam com coleta de esgoto adequada. Essa situação resulta em problemas de saúde frequentes, prejudica a produtividade no trabalho, impacta negativamente o valor dos imóveis e diminui a qualidade de vida da população em geral.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados