Notícias Recentes
EUA criticam STF e chamam Corte de ‘Supremo Tribunal de Moraes’

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil fez críticas à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e descreveu a Corte como “Supremo Tribunal de Moraes” em postagem no X (antigo Twitter) nesta segunda-feira, 14.
A mensagem, escrita em português, refere-se a declarações do subsecretário norte-americano para Diplomacia Pública, Darren Beattie, assessor de Marco Rubio, a respeito da imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
Consultado pelo Estadão, o STF optou por não comentar.
Nas publicações, Beattie e a Embaixada dos EUA afirmam que o ex-presidente Donald Trump anunciou o aumento das tarifas ao Brasil como resposta à forma como a Justiça tem tratado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a liberdade de expressão e o comércio com os Estados Unidos.
“Essas medidas são vergonhosas e desrespeitam as tradições democráticas do Brasil. As declarações do presidente Trump são claras. Estamos monitorando a situação com atenção”, diz a Embaixada.
Além da imposição dessas tarifas, na terça-feira, 15, o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) iniciou uma investigação sobre o Brasil com base na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974.
Essa apuração visa avaliar “se ações, políticas e práticas do governo brasileiro são irracionais ou discriminatórias e se comprometem ou restringem o comércio dos EUA”, conforme o documento divulgado pelo órgão.
Entre os pontos destacados pelo governo americano como prejudiciais para empresas estadunidenses estão questões relacionadas à propriedade intelectual, a existência de tarifas preferenciais para outras nações, tarifas mais elevadas para o etanol dos EUA, desmatamento ilegal e até o sistema Pix.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login