Notícias Recentes
Lula lidera todos os cenários para 2026, diz pesquisa Genial/Quaest

Faltando um ano e três meses para as eleições presidenciais de 2026, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece como o candidato mais citado para continuar no comando do país. Em todos os quatro cenários apresentados pela pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira, 17, o presidente lidera com vantagem significativa sobre seus concorrentes.
A menor diferença registrada é de seis pontos percentuais, quando Lula aparece com 32% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 26%. No entanto, Bolsonaro está inelegível até 2030 por uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que impede sua candidatura nas próximas eleições.
O ex-presidenciável e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) surge na sequência com 8% das intenções nesse cenário. Outros candidatos incluem o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 6%, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 3%, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 2%. Os indecisos somam 9%, e 14% afirmam que pretendem votar em branco, nulo ou não votar.
Nós demais cenários testados pela pesquisa, a vantagem de Lula é ainda maior. Contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o presidente detém 30% das intenções, enquanto ela alcança 19%. Ciro Gomes mantém 10%, seguido de Ratinho Júnior com 7%, Caiado com 5% e Zema com 4%. Indecisos estão em 9% e os votos em branco ou nulos em 16%.
Lula já declarou sua intenção de disputar a reeleição várias vezes. Um ponto estratégico para as eleições de 2026 é a mudança no slogan do governo, adotando uma mensagem mais nacionalista para fortalecer sua popularidade.
Por outro lado, Bolsonaro, impedido legalmente de concorrer, continua a se apresentar como possível candidato, sem indicar um sucessor, buscando manter seu espaço político.
O ex-presidente enfrenta processos judiciais, entre eles uma acusação de tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF), com risco de uma condenação que pode alcançar 43 anos de prisão, conforme as alegações finais da Procuradoria-Geral da República.
Em um cenário onde o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), assume a vaga de principal candidato da direita, Lula segue liderando com 32% das intenções, mais que o dobro das menções ao governador, que aparece com 15%. Ciro Gomes registra 12%, Caiado 5% e Zema 4%. Indecisos somam 11%, e votos em branco ou nulos, 21%.
Quando o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é testado como o líder bolsonarista, Lula mantém a liderança, com 31%, contra 15% de Eduardo Bolsonaro. Ciro Gomes tem 11%, Ratinho Júnior 7%, Caiado e Zema 5% cada. Os indecisos são 10%, e os votos brancos ou nulos, 16%.
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada com 2.004 entrevistas, entre os dias 10 e 14 de julho, com brasileiros a partir dos 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login