Conecte Conosco

Mundo

Curdistão e Iraque firmam acordo para liberar exportação de petróleo

Publicado

em

O governo do Iraque anunciou na quinta-feira (17) que chegou a um consenso para reiniciar as vendas de petróleo provenientes da região autônoma do Curdistão, situada no norte do país, depois de mais de dois anos sem atividade devido a ataques com drones direcionados aos campos petrolíferos.

A administração regional do Curdistão iraquiano informou que começará imediatamente a entregar toda a produção de petróleo das suas jazidas à companhia petrolífera estatal Somo, que será responsável pela exportação, conforme comunicado oficial.

O volume de petróleo exportado não deverá ser inferior a 230 mil barris por dia, e o governo central em Bagdá pagará antecipadamente o valor de 16 dólares (aproximadamente 90 reais) por barril, conforme anunciado.

A administração regional do Curdistão comemorou o novo acordo e manifestou otimismo de que todas as condições estabelecidas sejam cumpridas.

Durante muito tempo, as vendas de petróleo foram causa de atritos entre Bagdá e Erbil, já que um oleoduto que passa pela Turquia está fechado desde 2023, em razão de disputas legais e problemas técnicos.

Anteriormente, o Curdistão comercializava seu petróleo independentemente, sem o aval do governo federal em Bagdá, utilizando o porto turco de Ceyhan para exportação.

Porém, essas operações foram interrompidas em março de 2023, após uma decisão judicial em Paris que deu ganho de causa às autoridades federais iraquianas sobre a gestão dessas reservas petrolíferas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados