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Prefeitura de São Paulo aprova extensão da Linha 5-Lilás

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A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (Smul), deu aprovação a um projeto que visa a ampliação da Linha 5-Lilás, operada pela ViaMobilidade, até o bairro Jardim Ângela, localizado na zona sul da cidade. O pedido realizado pela empresa concessionária prevê a adição de 4,9 km na linha, incluindo a construção de duas novas estações.

Segundo a secretaria, a proposta atualizada incorpora as futuras estações Comendador Sant’Anna e Jardim Ângela, nas regiões administrativas do Campo Limpo e M’Boi Mirim. A obtenção da certidão de uso e ocupação do solo foi um passo essencial para avançar com o projeto.

O plano atende às normas vigentes sobre uso e ocupação do solo do município de São Paulo, e a aprovação está condicionada ao cumprimento das exigências legais. Entre os requisitos estão a conformidade com a legislação estadual e o alinhamento com o Plano Diretor Estratégico (PDE).

A Linha 5-Lilás atualmente conta com 17 estações, ligando Capão Redondo à Chácara Klabin, também na zona sul da capital. Ela atende a diversos bairros, como Campo Limpo Paulista, Santo Amaro, Alto da Boa Vista, Brooklin, Campo Belo, Indianópolis, Moema e Vila Mariana.

Estudos preliminares indicam que a extensão adicionará 4,9 km à linha, com cerca de 2 km em trechos elevados, 198 metros em vala e aproximadamente 2,6 km de vias subterrâneas. Para tanto, haverá necessidade de desapropriação de cerca de 12 mil metros quadrados, parte ocupada.

As obras têm previsão de conclusão para 2028, e permitirão que o percurso entre Largo Treze e Jardim Ângela seja percorrido em cerca de 22 minutos.

Ampliação da Linha 2-Verde

Outra expansão em andamento é a da Linha 2-Verde do Metrô. Serão adicionadas quatro estações nos bairros Orfanato, Água Rasa, Anália Franco e Rapadura, com um incremento de 1.500 toneladas em trilhos.

Recentemente, a primeira remessa dos trilhos para essa ampliação chegou ao Porto de Santos. O material será destinado ao segmento entre as estações Vila Prudente e Penha, com expectativa de chegada ao canteiro de obras de Rapadura no final de julho.

Os trilhos, importados da China, totalizam 1.462 barras de 18 metros cada, totalizando 26.316 metros lineares, e serão essenciais para a continuidade da expansão.

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