Conecte Conosco

Centro-Oeste

INSS: 16 mil aposentados com descontos indevidos podem fazer acordo

Publicado

em

Uma semana após a abertura do prazo, apenas 5.104 idosos e pensionistas do Distrito Federal, que correspondem a 30,8% da população elegível, já aderiram ao acordo de ressarcimento proposto pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa adesão possibilita a devolução dos valores indevidamente descontados de aposentados entre março de 2020 e março de 2025.

No total, 16.552 beneficiários do Distrito Federal estão aptos e ainda podem aceitar o acordo para receber as quantias desviadas no esquema criminoso evidenciado pelo Metrópoles. Beneficiários que aderirem até esta segunda-feira (21/7) terão o pagamento dos valores descontados efetuado na mesma semana, a partir da próxima quinta-feira (24/7).

Os pagamentos seguirão a ordem de adesão, ou seja, quem aderiu primeiro será o primeiro a receber. O valor será pago integralmente, corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), diretamente na conta em que o aposentado ou pensionista recebe seu benefício.

Em âmbito nacional, mais de 582 mil aposentados e pensionistas já aceitaram o acordo de ressarcimento oferecido pelo Governo Federal, representando 30,4% do total de beneficiários aptos, totalizando cerca de 1,9 milhão de pessoas no país.

A adesão não requer o envio de documentos e possibilita que os beneficiários que sofreram descontos indevidos no período entre março de 2020 e março de 2025 recebam os valores de volta, tudo pela via administrativa, sem necessitar recorrer à justiça.

Wolney Queiroz, ministro da Previdência Social, e Gilberto Waller, presidente do INSS, anunciaram nesta quinta as diretrizes para o ressarcimento das vítimas da fraude.

Como aderir ao acordo

Estão habilitados a aderir ao acordo os beneficiários que contestaram os descontos não autorizados e que não receberam resposta em até 15 dias úteis.

A adesão é gratuita e antes de confirmar, os aposentados e pensionistas podem consultar o valor a receber. O acordo pode ser formalizado exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS (site ou app) ou nas agências dos Correios em mais de 5.000 municípios.

A Central 135 está disponível para informações e esclarecimentos, mas não realiza a adesão ao acordo.

Para aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS:

  1. Faça login no aplicativo Meu INSS com CPF e senha.
  2. Acesse “Consultar Pedidos” e selecione “Cumprir Exigência” em cada solicitação, se houver mais de uma.
  3. Leia o último comentário atentamente e, na opção “Aceito receber”, escolha “Sim”.
  4. Clique em “Enviar” e aguarde o pagamento.

Nos casos em que a resposta do INSS foi recebida, os documentos estão em análise e o beneficiário ainda não pode aderir ao acordo.

Nesses casos, o aposentado ou pensionista será notificado e poderá, pelo aplicativo Meu INSS ou nas agências dos Correios, aceitar os documentos, questioná-los por possível falsidade ideológica ou erro, ou informar que não reconhece a assinatura.

Segundo o Governo Federal, se houver contestação, o INSS terá até cinco dias úteis para devolver os valores, e o caso será submetido a auditoria. Caso a devolução não ocorra, os beneficiários serão orientados sobre as ações judiciais cabíveis, com suporte jurídico em parceria com as Defensorias Públicas dos Estados.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados