Conecte Conosco

Centro-Oeste

100 mil mulheres negras estão fora do mercado de trabalho no DF

Publicado

em

No Distrito Federal, cerca de 495 mil mulheres negras estão em idade economicamente ativa, mas 100 mil delas permanecem fora do mercado de trabalho. Entre as que estão empregadas, 80% atuam no setor de serviços, conforme dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego local (PED-DF).

Frente a essa realidade, que inclui a presença significativa de mulheres em empregos precários, com remuneração baixa e falta de direitos trabalhistas, a Marcha das Mulheres Negras, com o apoio da organização Terre des Hommes Alemanha e do Festival Latinidades, organizará um encontro para discutir essa situação.

No dia 24 de julho, o Museu Nacional da República sediará a segunda edição do programa Mude com Elas. Focado em promover condições dignas de trabalho para jovens negras, o evento reunirá diversas instituições e lideranças para propor soluções diante da desigualdade no mercado de trabalho do Distrito Federal.

A programação inclui discussões sobre a necessidade de políticas públicas que valorizem e protejam essas profissionais, além de promover diálogos sobre temas como cuidado, direitos futuros, equidade, integração no mercado e justiça climática.

Com painéis temáticos, apresentações artísticas e visitas institucionais, a iniciativa busca destacar os desafios enfrentados por jovens negras no emprego e sugerir caminhos para combater as violações estruturais presentes nas relações laborais.

O encontro ocorrerá no Auditório 2 do Museu Nacional, das 9h às 17h, como parte do Festival Latinidades. A data escolhida antecede a celebração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados