Mundo
Venezuela devolve sete crianças separadas dos pais nos EUA

Venezuela realizou nesta sexta-feira (18) a repatriação de sete crianças que haviam sido afastadas de seus pais durante os processos de deportação nos Estados Unidos, conforme informou o governo de Nicolás Maduro.
Essas sete crianças, entre meninos e meninas, chegaram ao país vindas dos Estados Unidos, declarou o ministro do Interior, Diosdado Cabello, que as recepcionou junto à primeira-dama Cilia Flores no Aeroporto Internacional de Maiquetía, em Caracas.
“Essas crianças foram resgatadas da situação de separação em que estavam submetidas”, acrescentou Cabello.
O governo venezuelano revelou que, no total, 30 crianças venezuelanas foram separadas de suas famílias nos Estados Unidos durante procedimentos de deportação conduzidos pelas autoridades americanas.
As sete crianças chegaram em um voo registrado nos Estados Unidos, acompanhadas por outros 244 venezuelanos deportados da cidade de Houston.
“Estamos diariamente empenhados em ações para garantir a volta das crianças”, declarou o ministro do Interior.
Não foram divulgados detalhes sobre o período em que as crianças ficaram separadas de seus responsáveis, nem sobre quantos desses familiares já retornaram à Venezuela.
O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, afirmou em 30 de junho que as crianças foram “separadas de suas mães, pais, famílias e avós” e colocadas em instituições inadequadas para sua proteção.
No mesmo dia, Nicolás Maduro solicitou apoio ao papa Leão XIV, e posteriormente assegurou que a Igreja Católica está engajada nas negociações para viabilizar o retorno dessas crianças.
Além disso, a Venezuela reivindica a repatriação de 252 imigrantes que foram expulsos em março para El Salvador por iniciativa do governo americano, que fundamentou a ação na Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798.
Dados oficiais do governo venezuelano apontam que, desde fevereiro, um total de 8.283 migrantes foram retornados ao seu país de origem, partindo dos Estados Unidos e do México.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login