Notícias Recentes
Alckmin pode liderar negociações tarifárias com os EUA, sugere Lide
Lide, Grupo de Líderes Empresariais, recomenda que o processo de negociação da política tarifária com os Estados Unidos seja liderado diretamente pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, acompanhado por um grupo especializado de executivos e representantes do setor privado brasileiro, reconhecidos por sua vasta experiência internacional e representatividade setorial.
Conforme noticiado anteriormente, durante reunião do Lide nesta sexta-feira, Alckmin foi apontado como o representante mais adequado do governo brasileiro para facilitar o diálogo com os EUA.
O contexto atual, marcado pelas recentes ações protecionistas e aumento das tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump, torna crucial fortalecer o diálogo construtivo e prático entre os dois países. O Lide acredita que buscar soluções acordadas, visando interesses mútuos, é a melhor forma de superar os conflitos comerciais e gerar novas oportunidades econômicas.
O grupo sugere também analisar possíveis reduções tarifárias e não tarifárias, acelerar a finalização de acordos bilaterais em tributos, especialmente relacionados à Regra 301, além de incentivar a integração produtiva setorial e o fortalecimento das cadeias de valor compartilhadas entre Brasil e Estados Unidos.
Além de encontros institucionais com membros do Executivo americano, o Lide recomenda realizar reuniões com entidades estratégicas como a Câmara de Comércio dos EUA e o Brazilian Caucus no Congresso americano, para consolidar canais institucionais e legislativos que sustentem uma agenda positiva e duradoura.
O grupo empresarial reforça sua convicção de que a cooperação econômica, o diálogo aberto e o fortalecimento das relações bilaterais trarão benefícios reais tanto para empresas brasileiras quanto americanas, aumentando a competitividade, gerando empregos e promovendo crescimento sustentável para ambos os países.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login