Mundo
Síria e Israel concordam em parar conflitos, dizem EUA

Tom Barrack, enviado dos EUA para a Síria, afirmou neste sábado (19) que Síria e Israel chegaram a um acordo para cessar as hostilidades, após a intervenção militar israelense recente nos combates envolvendo o governo sírio, tribos beduínas e grupos armados da minoria drusa.
Esse anúncio ocorreu enquanto os enfrentamentos entre drusos e clãs beduínos na província de Sweida, no sul da Síria, continuavam, gerando uma crise humanitária com muitos deslocados.
As forças do governo sírio se retiraram de Sweida após um cessar-fogo separado com os grupos drusos, que veio logo após ataques aéreos israelenses contra forças do governo, incluindo o prédio do Ministério da Defesa em Damasco. Israel afirmou que suas ações visam proteger a comunidade drusa, uma minoria que é significativa em Israel e é frequentemente leal ao país, com muitos servindo nas forças armadas.
De acordo com Barrack, o cessar-fogo recebeu apoio da Turquia, Jordânia e outras nações vizinhas. Ele pediu para que drusos, beduínos e sunitas deixem as armas e, em conjunto com outras minorias, estabeleçam uma nova identidade síria unida em paz e prosperidade com seus países vizinhos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login