Notícias Recentes
Morre o publicitário Roberto Duailibi aos 89 anos em São Paulo

Roberto Duailibi, um dos maiores publicitários do Brasil, faleceu aos 89 anos na sexta-feira (18/7), na cidade de São Paulo. Ele foi um dos idealizadores da agência DPZ e integrava a Academia Paulista de Letras. A causa do falecimento não foi informada.
Nascido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Duailibi mudou-se para São Paulo durante a juventude. Graduou-se na Escola de Propaganda de São Paulo em 1956. Iniciou sua trajetória profissional na Colgate-Palmolive e também atuou como redator em agências renomadas como CIN (atual Leo Burnett), JWT, McCann Ericson e Standard Propaganda (hoje Oglivy & Mather), onde chegou a ocupar o cargo de vice-presidente de criação.
Em 1968, Duailibi uniu forças com José Zaragoza, Francesc Petit e Ronald Persichetti para fundar a DPZ, uma das mais importantes e premiadas agências publicitárias do país. No ano seguinte, foi homenageado como “Publicitário do Ano” no Prêmio Colunistas.
Na DPZ, desenvolveu campanhas que ajudaram a consolidar marcas como Itaú, Sadia e Bombril. Também atendia grandes clientes como Nestlé, GM e Johnson. A agência ficou famosa por campanhas icônicas como a do Baixinho da Kaiser e o Garoto Bombril.
O publicitário Luiz Lara destacou em seu LinkedIn que a DPZ foi uma grande escola de talentos e criatividade, revelando nomes importantes como Washington Olivetto, Nizan Guanaes, Marcello Serpa, entre outros, marcando uma época de ouro da propaganda nacional.
Além de sua carreira publicitária, Duailibi também foi escritor, educador e palestrante. Lecionou e dirigiu cursos na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), onde era o membro mais antigo do conselho. Também foi professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Exerceu a presidência da Associação Brasileira das Agências de Publicidade por dois mandatos. Atuou como conselheiro da Fundação Bienal de São Paulo, do Fundo Social de Solidariedade do governo estadual e presidiu a Fundação Cultural Exército Brasileiro.
É autor de vários livros importantes, entre eles Cartas a um Jovem Publicitário, voltado para iniciantes, e a coleção Ideias Poderosas, em parceria com Marina Pechilivanis, que apresenta citações em formato pocket.
Roberto Duailibi deixa esposa e dois filhos. O velório será realizado neste sábado no Cemitério do Morumbi, na zona sul de São Paulo, com sepultamento previsto para as 16h.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login