Conecte Conosco

Centro-Oeste

Moradores de rua precisam sair do abrigo às 6h no DF durante frio

Publicado

em

O abrigo mantido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para atender pessoas em situação de rua durante o inverno rigoroso de Brasília tem adotado um protocolo que preocupa. Os responsáveis pelo local acordam os acolhidos por volta das 5h e os retiram do abrigo aproximadamente às 6h, quando as temperaturas ainda estão muito baixas.

Localizado no ginásio do Centro Interescolar de Esportes (Cief), na 907 Sul, esse procedimento chamou atenção da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), que entrou com uma ação civil pública requerendo que o GDF só permita a saída dos abrigados a partir das 7h da manhã.

Em decisão liminar provisória, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) proibiu a expulsão das pessoas nos horários mais frios da manhã. Contudo, o GDF recorreu alegando que o local é utilizado por estudantes entre 4 e 12 anos a partir das 7h15, e que a convivência entre alunos e adultos em situação de vulnerabilidade social, ainda que temporária, pode causar traumas psicológicos e riscos sanitários.

O governo também mencionou que muitos dos acolhidos podem estar sob efeito de substâncias psicoativas, o que agravaria a situação.

O abrigo tem capacidade para atender 110 pessoas por dia, oferecendo cobertores, colchões, alimentação, banho quente, e acolhimento. Cerca de 20% dos assistidos são idosos, enquanto aproximadamente 70% retornam mais de uma vez para pernoitar no local.

A reportagem visitou o abrigo e constatou uma relação de respeito e solidariedade entre os acolhidos e os assistentes sociais que trabalham no local. Alguns deles manifestaram incômodo pela necessidade de sair do abrigo ainda com temperaturas muito baixas.

Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social, orientou a população para que evite preconceitos contra os moradores de rua e ressaltou a importância do trabalho social para oferecer novas perspectivas de vida a essas pessoas. Ela enfatizou que toda a sociedade deve participar desse processo.

O GDF informou que o abrigo temporário no Cief será encerrado ainda neste mês, dando lugar ao Hotel Social, localizado no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (Saan). O novo espaço oferecerá pernoite permanente das 19h às 8h, com camas, banho quente, alimentação (jantar e café da manhã), além de um canil para animais de estimação com ração e cuidados específicos. Também haverá transporte diário de micro-ônibus especializado para o local.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados