Notícias Recentes
USP descobre proteínas importantes para tratamento do câncer

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) identificou proteínas essenciais para aumentar a eficácia de uma imunoterapia que usa linfócitos modificados em laboratório, chamados de células CAR-T, no combate ao câncer no sangue humano.
A pesquisa foi publicada no Journal of Proteome Research em março e divulgada em 20 de julho. O trabalho foi conduzido por John Oluwafemi Teibo, doutorando na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP-USP), e bolsista da Fapesp. Ele contou com a orientação do professor Vitor Faça.
“A terapia com células CAR-T é uma inovação que trouxe avanços significativos contra doenças que afetam o sistema sanguíneo. Muitas versões dessas células estão sendo aprovadas para uso clínico, mas ainda não compreendemos totalmente como funcionam em termos de mecanismos moleculares, as vias de sinalização envolvidas e os elementos moleculares atores nesse processo. Esse é o propósito deste estudo”, explicou Teibo.
De acordo com a divulgação, a análise das proteínas encontradas permitiu entender melhor as alterações moleculares relacionadas à terapia. Isso pode abrir caminho para novas melhorias no tratamento do câncer.
Além disso, o estudo ajuda a compreender os processos oficiais e celulares, o que é fundamental para o aprimoramento da imunoterapia.
O estudo buscou descobrir as proteínas associadas à terapia com células CAR-T utilizando bancos de dados. Essas proteínas, chamadas efetores moleculares, desempenham papel crucial na resposta a estímulos e em processos celulares específicos, como a defesa do organismo ou na conversão de sinais.
Foram identificadas 14 proteínas, organizadas em quatro grupos:
- Citoquinas, incluindo interferon, CCL3, interferon gama e outras;
- Quinases, como LCK, ITK, JAK2 e B-Raf;
- Receptores, como CD80 e CD20, envolvidos na ativação da terapia;
- Proteases e mensageiros químicos, tais como Granzyme B e TNF-α.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login