Conecte Conosco

Mundo

Acidente com avião militar em escola de Bangladesh deixa 27 mortos

Publicado

em

O número de vítimas fatais no acidente envolvendo um avião militar que caiu sobre uma escola na capital de Bangladesh aumentou para 27 nesta terça-feira, sendo a maioria estudantes que faleceram devido a queimaduras.

A aeronave enfrentou uma falha mecânica logo após a decolagem e caiu na manhã de segunda-feira em um edifício do campus escolar Milestone, em Daca, provocando um incêndio.

Sayedur Rahman, funcionário de alto escalão do Ministério da Saúde e Família, informou que “até o momento, morreram 27 pessoas, incluindo 25 crianças e o piloto”.

Mais de 170 pessoas ficaram feridas no acidente, que ocorreu durante um voo de treinamento. Do total, 78 permanecem hospitalizadas em diversas unidades, conforme relatado por Rahman.

Esta tragédia aérea é a maior ocorrida no país em décadas, levando o governo a declarar um dia de luto nacional.

A aeronave envolvida, um F-7 BGI de origem chinesa, decolou minutos antes de uma base aérea próxima a Daca e caiu sobre um prédio de dois andares durante o período das aulas.

O piloto, o tenente de 27 anos Towkir Islam, não sobreviveu aos ferimentos. Um tio do militar contou que este era o primeiro voo solo de Islam com esse modelo de avião.

Segundo o Exército, o piloto tentou afastar o avião das áreas habitadas enquanto o acidente acontecia.

Impacto na escola

No dia seguinte à tragédia, o campus, que normalmente acolhe quase 7.000 alunos, estava quase deserto.

Shahadat Hosein, professor de 45 anos, declarou: “A escola perdeu sua alma junto com seus estudantes”.

Em frente ao prédio destruído, um garoto de 11 anos ficou em silêncio. Seu pai, Abdul Bashar, que também trabalha como segurança na escola, contou que o menino havia saído da aula poucos minutos antes do acidente e perdeu seu melhor amigo.

“Ele passou a noite sem conseguir dormir e pediu para voltar à escola”, acrescentou Bashar. “Não sei quanto tempo levará para que a normalidade retorne e para que o trauma dos alunos seja superado”.

Alguns professores se reuniram no pátio, muitos visivelmente emocionados. Alguns questionavam como um avião militar poderia sobrevoar a cidade em um voo de treinamento.

Investigação em andamento

As autoridades iniciaram uma investigação para apurar as causas do acidente e da falha mecânica.

No local da tragédia, agora isolado, militares recolhem evidências, incluindo destroços do avião e restos encontrados.

Pohone Chakma, policial da região, explicou à AFP que continuam a coletar provas, incluindo pedaços de corpos e objetos pertencentes aos estudantes.

Vários alunos sofreram queimaduras severas e estão sendo tratados em hospitais de Daca.

O chefe do governo provisório do país, o laureado com o Nobel da Paz Muhammad Yunus, declarou oficialmente um dia de luto nacional para marcar essa tragédia.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados