Conecte Conosco

Notícias Recentes

Governo responde MST sobre reformas na agricultura

Publicado

em

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) respondeu oficialmente à carta aberta enviada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nesta segunda-feira, 21. A pasta contestou a alegação do MST sobre a lentidão no processo de redistribuição de terras e negou a falta de apoio à agricultura familiar. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com o MDA, presidido pelo ministro Paulo Teixeira, ao contrário das reclamações do MST, a reforma agrária no Brasil retomou o ritmo observado nos dois primeiros governos do presidente Lula. O ministério informou que a meta é criar 30 mil novos lotes em 2025 e atingir 60 mil até o fim do mandato atual, o que corresponde à metade das 120 mil famílias acampadas em todo o país.

No entanto, o MST argumenta que cerca de 400 mil famílias assentadas continuam aguardando a implementação das políticas públicas que existem, mas que não chegam às comunidades rurais. Na carta aberta, o movimento questionou o governo após o apoio dado nas eleições de 2022, perguntando: “Após mais de três anos do governo Lula, onde está a reforma agrária?”

O MDA respondeu às críticas afirmando que respeita o direito dos movimentos sociais de reivindicar, porém ressaltou que o governo do presidente Lula está prestes a alcançar recordes históricos na reforma agrária.

O MST também mencionou a sobretaxa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos nacionais. O movimento aproveitou a campanha do presidente Lula que foca na soberania nacional, destacando que a soberania alimentar depende da agricultura familiar camponesa e uma reforma agrária efetiva.

Em janeiro, o MST já havia exigido o assentamento de 100 mil famílias acampadas pelo país e, em abril deste ano, realizou ocupações em 11 propriedades para cobrar maior agilidade no assentamento dessas famílias.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados