Conecte Conosco

Brasil

Historiador explica a extrema-direita em programa com Demori

Publicado

em

O próximo episódio do programa DR Com Demori vai explorar as contradições e características da extrema-direita, com a presença do historiador e escritor João Cezar de Castro. O debate destaca as transformações desse movimento em comparação com o fascismo do século 20 e enfatiza o impacto das redes sociais na sua evolução.

O programa será transmitido às 23h da próxima terça-feira (22) na TV Brasil, abordando também temas como a guerra cultural, discurso de ódio e os efeitos da monetização na política do Brasil.

João Cezar de Castro destaca que os recursos utilizados pela extrema-direita se modernizaram com a chegada das novas tecnologias. Ele aponta que a exposição contínua ao digital causa um esgotamento neurológico no público, criando um terreno fértil para a disseminação desse movimento globalmente.

O historiador ressalta ainda que a crise econômica de 2008 nos EUA foi um ponto decisivo para o aumento da força da extrema-direita, ao expor vulnerabilidades sociais que afetaram até mesmo parcelas da esquerda. A retórica agressiva da extrema-direita é adotada por ser simples e eficaz, apesar de sua brutalidade.

De acordo com o entrevistado, essa ideologia se alimenta da percepção constante de ameaça, especialmente no que tange aos costumes, construindo inimigos imaginários constantemente. A internet é um parceiro fundamental nesse processo, formando uma relação quase simbiótica com esse fenômeno.

No campo político, um dos aspectos da extrema-direita é a recusa em reconhecer a importância do adversário para a sociedade, aplicando estratégias de tensão e explorando a monetização desses conflitos.

O programa DR Com Demori está disponível na íntegra no YouTube e no aplicativo TV Brasil Play, além de ser transmitido em áudio pela Rádio MEC. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast no Spotify.

Sobre o programa

DR com Demori é um programa que promove conversas profundas e diretas com diversas personalidades na TV Brasil. Entre os participantes já estiveram o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), a cantora Zélia Duncan e o fundador da banda Pink Floyd, Roger Waters.

Como assistir

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo sinal aberto, TV por assinatura ou parabólica. Sintonize e participe desse espaço de informação e debate.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados