Conecte Conosco

Economia

Hackers atacam software da Microsoft e atingem 100 organizações

Publicado

em

Um ataque direcionado ao SharePoint, a plataforma de gerenciamento de documentos da Microsoft, comprometeu cerca de 100 organizações até o último fim de semana, conforme revelado por duas entidades responsáveis pela investigação da ação de ciberespionagem, conforme reportagem da Reuters.

A maioria das vítimas localiza-se nos Estados Unidos e na Alemanha, incluindo órgãos governamentais. De acordo com um pesquisador, a espionagem aparenta ser conduzida por um único hacker ou por um grupo restrito de hackers.

Representantes das empresas de segurança cibernética CrowdStrike Holdings e Mandiant Consulting, pertencente ao Google, afirmaram que diferentes hackers estão explorando essa vulnerabilidade nos servidores do software da Microsoft.

Esta falha já foi utilizada para invadir sistemas governamentais na Europa e no Oriente Médio. Nos EUA, as invasões incluíram órgãos como o Departamento de Educação, o Departamento de Receita da Flórida e a Assembleia Geral de Rhode Island, conforme fonte que preferiu manter anonimato devido à sensibilidade dos dados.

Os hackers também comprometeram sistemas de um serviço de saúde com sede nos EUA e atacaram uma universidade pública na Ásia, segundo relatório de uma empresa de cibersegurança ao qual a Bloomberg News teve acesso. O relatório destaca tentativas de invasão em países como Brasil, Canadá, Indonésia, Espanha, África do Sul, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.

Em alguns sistemas invadidos, foram roubadas credenciais de acesso, tais como nomes de usuário, senhas, códigos hash e tokens.

Michael Sikorski, diretor de tecnologia e chefe de inteligência sobre ameaças da Unit 42, da Palo Alto Networks, classificou a ameaça como crítica e urgente.

Ele ressaltou que a integração profunda do SharePoint com outras plataformas da Microsoft, como Office, Teams, OneDrive e Outlook, aumenta o risco, visto que uma invasão pode facilitar o acesso a toda a rede interna.

No último sábado, a Microsoft lançou um alerta acerca dos ataques ativos a servidores SharePoint, amplamente utilizados para colaboração e compartilhamento de documentos em organizações. Segundo a Reuters, as versões do SharePoint hospedadas pela Microsoft não foram afetadas.

A empresa disponibilizou uma atualização de software para mitigar a vulnerabilidade nos servidores locais (on-premises) e recomendou que seus clientes efetuassem a aplicação das correções para prevenir ataques.

Milhares de empresas e instituições globalmente utilizam o SharePoint para armazenar e colaborar em documentos. Os atacantes têm focado seus esforços em servidores SharePoint mantidos nas redes próprias dos clientes, o que pode limitar o impacto aos usuários desses servidores locais.

As invasões recentes evidenciaram a necessidade de fortalecimentos contínuos na cibersegurança da Microsoft, que nos últimos anos enfrentou diversos ataques de grande escala. A companhia tem investido na contratação de executivos experientes, incluindo profissionais provenientes de órgãos governamentais dos EUA, e realiza reuniões regulares com sua alta direção para aprimorar a segurança de seus softwares.

Um relatório do governo dos EUA de 2024 destacou que a Microsoft precisa realizar reformas importantes para melhorar sua cultura de segurança, diante de um histórico recente de vulnerabilidades significativas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados